Esta es un versión antigua publicada el 2024-02-14. Consulte la versión más reciente.

Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo

Autores/as

  • Ecila Braga de Oliveira Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.
  • Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64277

Palabras clave:

Sequência de atividades, Apólogo, Leitura, Análise linguística

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de atividades de leitura e análise linguística em perspectiva dialógica com o apólogo “O toco de lápis”, para o 6º ano do Ensino Fundamental. As ações teórico-metodológicas partem dos estudos de Volóchinov (2021 [1929]; 2013[1930]), Bakhtin (2011 [1979]), Geraldi (2005[1984], 2013[1991]), Franchi (1991 [1987]), Polato (2017), Menegassi (2020) e Xx e Autor  (2022). Pretende-se, assim, estabelecer um diálogo com o/a professor/a da educação básica sobre possibilidades do alargamento da consciência sociológica do estudante, contemplando habilidades de leitura e reflexão de elementos linguísticos em enunciados vivos e concretos.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ACOSTA-PEREIRA, R.; RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso sob perspectiva da Análise Dialógica de Discurso do Círculo de Bakhtin. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 147- 162, 2010.

ANTUNES, I. Lutar com palavras – coesão e coerência, São Paulo: Parábola, 2005.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979].

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016[1979], 176p.

BANDEIRA, Pedro; O toco de lápis In: BANDEIRA, Pedro; KUPSTAS, Marcia. Coração de criança: o livro dos bons sentimentos. Rio de janeiro: Ediouro, 2002. 128p.

BORTOLANZA, A.M.E. Perspectiva histórica das práticas escolares de leitura no Brasil: entre rupturas e continuidades. Educar em Revista. Paraná: UFPR, n. 75, pp. 283-303, 2019. disponível on-line em: https://www.redalyc.org/journal/1550/155060302014/html/. Acesso em: 14 ago. 2023.

BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2008. p. 9-32

BRAIT, B. Resenha do livro Os gêneros do discurso. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. vol.12, no.2, São Paulo, May./Aug. 2017.

BRASIL. 1998. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 1998. Disponível on-line em: http://portal.mec. gov.br/ seb/ arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 3 jan. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.

CATACH, N. La punctuation: histoire et systeme (que sais-je). 2. ed. Paris: Universitaires de France, 1994.

FRANCO, N.; ACOSTA PEREIRA, R; COSTA-HÜBES, T. C. da. Por uma análise dialógica do discurso. In: GARCIA, D. A.; SOARES, A. S. F. (Org.). De 1969 a 2019: um percurso da/na análise de discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 275-300

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Secretaria da Educação São Paulo (Estado). Coordenadoria de S241c Estudos e Normas Pedagógicas. São Paulo: SE/CENP, 1991 [1987].

GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. 10. ed. Cascavel: Assoeste, 2005 [1984].

GERALDI, J.W. Portos de Passagem. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013[1991].

GOMES, S.N.S; OHUSCHI, M.C.G. Conceitos axiológicos em recursos linguístico-enunciativos no gênero discursivo fábula. In.: BELOTI, A; POLATO, A.M; BRITO, P.A.P. Dialogismo e ensino de línguas: reflexões e refrações na práxis. Campos Mourão, PR: Editora Fecilcam, 2021, p. 49-73.

JUNKES, T.K. Pontuação – uma abordagem para a prática. Florianópolis: Editora UFSC, 2002.

MENDONÇA, Márcia. Análise Lingüística no Ensino Médio: Um Novo Olhar, Um Outro Objeto. In: Clécio Bunzen (org). Português no Ensino Médio e Formação do Professor. São Paulo: Parábola, 2006, p. 199 – 226.

MENEGASSI, R.J. A leitura dialógica de fábula. In.: ANGELO, C.M.P.; PEREIRA, R.C; COSTA-HUBES, T.C. [orgs.]. Estudos de linguagem reflexões teórico-metodológicas. Campinas, São Paulo: Pontes editora, 2020, p. 187-212.

MENEGASSI, R. J. Entonação valorativa em palavra escrita. Diálogo das Letras [S. l.], v. 11, p. e02217, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4497 . Acesso em: 7 nov. 2023.

MOURA, M. I.; MIOTELLO, V. A escuta da palavra alheia. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 129-140.

NEVES, M.H.M. Gramática na Escola. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1991.

OHUSCHI, M. C. G. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguísticoenunciativas dos gêneros notícia e reportagem. 2013. 294 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de Língua Portuguesa. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (Org.). Concepções de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-79.

PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem e ANÁLISE Lingüística: Diagnóstico para proposta de intervenção. In: CLAPFL – I Congresso Latino Americano de Professores de Línguas. Florianópolis: EDUSC, 2007, p.824 – 836.

POLATO, A.D.M. Análise linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. 230f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2017.

RITTER, L.C.B. Práticas de leitura/análise linguística com crônicas no ensino médio: proposta de elaboração didática. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Londrina, UEL: 2012.

RITTER, L.C.B; OHUSCHI, M.C.G. leitura e análise linguística em perspectiva dialógica: caminhos possíveis. In.: MALINOSKI, C.; PIANARO, A.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A.F. Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 419-450.

RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In J. L. Meurer, A. Bonini, & D. Motta-Roth (Orgs.), Gêneros: teorias, métodos e debates (p. 152-183). São Paulo, SP: Parábola, 2005.

RODRIGUES, Rosângela Hammes; ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

ROHLING, N. Conteúdos de ensino na disciplina de Língua Portuguesa: o embate entre o discurso da tradição e o discurso da mudança. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 123-137, jan./abr. 2014.

SILVA, A.C.; SILVEIRA, M.I.M. Uso de sinais de pontuação na construção dos sentidos textuais. Revista Linguagem em Foco. Fortaleza: UECE, v. 12, n. 3, p. 361–382, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4372.

Disponível on-line em: https://revistas.uece.br/index.php /linguagememfoco/article/view/4372. Acesso em: 14 ago. 2023.

SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, Tubarão, v. 10, n. 3, p. 1076-1094, 2016

VOLÓCHINOV, V.N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas: João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930].

VOLÓCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929].

Publicado

2024-02-14

Versiones

Cómo citar

Oliveira, E. B. de, Ohuschi, M. C. G. ., & Rodrigues, I. C. F. dos S. . (2024). Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo. The ESPecialist, 45(1), 122–141. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64277

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier