Ecologías de la esperanza: transgresiones y (trans)formaciones en/para la educación brasileña

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66016

Palabras clave:

decolonialidade, transgressão

Resumen

Os Dossiês temáticos provenientes do I Congresso Internacional do ELLAE - Ensinos transgressivos, aprendizagens solidárias - por uma ecologia de línguas-literaturas-elinguagens buscam as ecologias como práticas e horizontes de vida, de liberdade, de transformação enquanto conceitos que movimentam o fazer docente-discente.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

André Effgen Aguiar, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Doutor em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Pesquisador do grupo de pesquisa ELLAE (Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino).

Citas

AGUIAR, A. E. de. Aprendendo a leitura perversa do mundo: a formação com professores na perspectiva do letramento crítico. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, [1952-1953] 2016.

FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 45-65.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas Pedagógicas e Outros Escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

KRENAK, A. Radicalmente vivos. Olugar. 2020.

OLIVEIRA, G. C. A.; LESSA, A. B. C. T. Em favor da educação linguística crítica decolonial: perspectivas em um curso de pós-graduação em linguística. (Org.) Oliveira, G. C. A. Decolonialidade: pontos e contrapontos na educação linguística crítica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 33-56.

PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, [1929] 2017.

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Aguiar, A. E., Oliveira, G. C. de A., Queiroz, A. J. F. de ., Righi, F., & Lomeli, J. D. R. (2024). Ecologías de la esperanza: transgresiones y (trans)formaciones en/para la educación brasileña. The ESPecialist, 45(2), 1–4. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e66016