Um teste de leitura: seu papel no processo de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Myriam Brito Corrêa Nunes

Palabras clave:

leitura, interação em sala de aula, relações de poder, avaliação

Resumen

Este trabalho propõe-se a descrever e discutir diálogos sobre testes de leitura planejados de forma a encorajar os leitores a interagir com o texto. Mais especificamente, meu estudo concentra-se na investigação das relações de poder entre os participantes, professor e alunos, e dos procedimentos interacionais em práticas de sala de aula. Os resultados enfatizam o papel do diálogo no processo de construção de sentidos e nos critérios de avaliação, uma vez que diferentes respostas foram aceitas como corretas, dependendo dos conceitos, preconceitos e bagagem cultural e social dos leitores.

Biografía del autor/a

Myriam Brito Corrêa Nunes

Myriam Brito Corrêa Nunes holds a Ph D in Applied Linguistics from LAEL, PUC-São Paulo. She teaches at the Federal University of Rio de Janeiro and her main research interests are in the area of reading comprehension and on the teaching/learning processes.

Cómo citar

Nunes, M. B. C. (2012). Um teste de leitura: seu papel no processo de ensino-aprendizagem. The ESPecialist, 22(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9392

Número

Sección

Papers