Looking Back into an Action-Research Project: Teaching/Learning to Reflect on the Language Classroom

Autores/as

  • Luiz Paulo da Moita Lopes
  • Alice Maria da Fonseca Freire

Palabras clave:

pesquisa-ação, projeto, avaliação, professores de línguas

Resumen

Este trabalho focaliza uma prática de pesquisa-ação nas salas de aula de línguas da rede municipal do Rio de Janeiro. Apresenta a demanda que a motivou e as linhas teóricas gerais que orientam a pesquisa-ação como reflexão empreendida pelos participantes de uma prática social sobre a mesma. A seguir, relata o plano geral do projeto, envolvendo o contexto da pesquisa, duração e os passos que o concretizaram. Ao concluir, são apontados os fatores positivos e os negativos do projeto, levantados com base em dados oriundos de gravação em áudio dos grupos de discussão dos participantes, questionários abertos e da análise dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos.

Biografía del autor/a

Luiz Paulo da Moita Lopes

Luiz Paulo da Moita Lopes holds a PhD in Applied Linguistics from the University of London and has published on Applied Linguistcs research methodology, foreign language and mother tongue classroom interaction, reading comprehension, teacher education and discourse and social identity. He is an Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro.

Alice Maria da Fonseca Freire

Alice Maria da Fonseca Freire holds a Ph D in Educational Linguistics from the University of Pennsylvania and has published on second/foreign language teaching/learning processes. She is an Associate Professor at the Federal University of Rio de Janeiro.

Descargas

Cómo citar

Lopes, L. P. da M., & Freire, A. M. da F. (2012). Looking Back into an Action-Research Project: Teaching/Learning to Reflect on the Language Classroom. The ESPecialist, 19(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9903

Número

Sección

Papers