ANÁLISE DE ATIVIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA COM BASE EM GÊNEROS (BIOGRAFIA)
Mots-clés :
Inglês, gêneros textuais, leitura, livro didático.Résumé
O objetivo deste estudo foi analisar uma atividade de leitura de um livro didático baseado na abordagem de gêneros. Mais especificamente, foi verificar se os exercícios propostos nesta atividade estão de acordo com a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero conforme descrito no guia do professor. As perguntas que direcionaram este estudo foram duas: Quais os exercícios propostos na atividade de leitura do gênero biografia? Estes exercícios estão de acordo com a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero? A atividade do gênero biografia, nosso objeto de estudo, foi retirada de um livro didático de língua inglesa utilizado para o 9º ano do ensino fundamental. A análise teve como foco o conteúdo dos exercícios e se apoiou na concepção de linguagem de Bakhtin (1997) e na perspectiva do gênero discursivo de Schneuwly e Dolz (2010). Os resultados demonstraram que os exercícios propostos exploram apenas superficialmente a perspectiva de ensino baseada na abordagem de gênero.
Métriques
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.