O discurso da posição sujeito-tutor em cursos de educação a distância: uma análise da prática pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a3Mots-clés :
Educação a distância (EaD), Prática pedagógica, Sujeito-tutor, Análise de discurso materialistaRésumé
Este estudo teve como objetivo analisar o discurso dos tutores sobre a prática pedagógica realizada em cursos de educação a distância frente a diferentes situações. Participaram da pesquisa 56 tutores, distribuídos em 12 polos de estudo. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por perguntas relativas a atuação do tutor frente a diferentes situações do contexto escolar e autoavaliação. A coleta de dados foi realizada na forma on-line, por meio dos recursos da ferramenta Google Drive. O link para a pesquisa foi disponibilizado na plataforma dos cursos investigados. A partir dos resultados obtidos, elaboraram-se os recortes, organização dos dados, interpretação e análise, à luz da Análise de Discurso materialista. O discurso apresentado pelos sujeitos-tutores evidencia a necessidade de mudanças no processo pedagógico estrutural dos cursos, qualificação e atualização constantes para que ocorra uma melhoria na qualidade da educação a distância, em que os tutores são elementos constitutivos.
Métriques
Références
ADEWALE, O. S. et.al. 2012. A web-based virtual classroom system model. Disponível em: http://eric.ed.gov/?q=tutor+x+virtual+learning+environments&ft=on&ff1=dtySince_2010&pg=2&id=EJ976952. Acesso em: 10 de abril de 2017.
ALMEIDA, O. et. al. 2013. Evasão em cursos a distância: fatores influenciadores. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(1), 19-33. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902013000100004&lng=pt&tlng=pt.Acesso em: 10 de abril de 2017.
AMARAL, A. L., SALGADO, M. U. C. 2008. Tecnologias da educação: ensinado e aprendendo com as TIC: Guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância.
BARRETO, E. S. et. al. 1999. Formação de docentes a distância: reflexões sobre um programa. Cadernos de Pesquisa, (106), 81-115. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n106/n106a04.pdf .Acesso em: 10 de abril de 2017.
BELLONI, M. L. 1999. Educação a distância. Campinas, SP: Autores Associados.
BENÍCIO, E. R. A. 2010. EaD na formação de professores: uma tendência contemporânea. P@artes – a sua revista virtual. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/eadformacao.asp. Acesso em: 10 de abril de 2017.
CORTELAZZO, I. B. C. 2008. Tutoria e autoria: novas funções provocando novos desafios na educação a distância. EccoS: Revista Científica, 10(2), 307-25. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/715/71511645003.pdf. Acesso em: 10 de abril de 2017.
FRANÇA, Thyago Madeira. Um olhar sobre o conceito de memória discursiva de Michel Pêcheux. In: INTERLETRAS, V. 4, Edição número 22, de Outubro/2015 a Março,/ 2016.
LAGAZZI, S. 2011. O recorte e o entremeio: condições para a materialidade significante. In: RODRIGUES, Eduardo, SANTOS; Gabriel Leopoldino dos; BRANCO, Luiza Katia Andrade Castello (Orgs.). Análise de Discurso no Brasil: pensando o impensado sempre. Uma homenagem a Eni Orlandi. Campinas, São Paulo: RGEditora.
LIMA, M. R. 2011. Blog como recurso didático: instrumentação e reconfiguração da prática docente na cibercultura. Revista tecnologias na educação,3(1), 1-13. Disponível em: http://www.marcinholima.com.br/artigos/blog2.pdf. Acesso em: 10 de abril de 2017.
MACHADO, L. D.; MACHADO, E. C. 2004. O papel da tutoria em ambientes de EaD. Anais do Congresso Internacional de Educação a Distância, Salvador, BA, Brasil, 11. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm. Acesso em: 23 de agosto de 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed. Acesso em: 14 de abril de 2012.
MOORE, M., & KEARSLEY, G. 2007. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo. Thomson Learning.
MOREIRA, M. A. 2010. Por qué conceptos? Por qué aprendizaje significativo? Por qué atividades colaboratiovas? Por qué mapas conceptualises? Qurriculum, 23, 9-23. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/261080112/Moreira-Aprendizaje-Significativo. Acesso em: 10 de abril de 2017.
NÖRNBERG, N. 2011. Os processos educativos e o papel do professor tutor na e para comunicação e interação. Anais do Congresso Internacional de Educação à Distância, Manaus, AM, Brasil, 17. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/192.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2016.
NUNES, V. B. 2013. O papel do tutor na educação a distância: como tem sido concebido pelas instituições de ensino? Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/41. Acesso em: 25 de janeiro de 2017.
ORLANDI, E. P. 1984. Segmentar ou recortar? In: GUIMARÃES, Eduardo (Org.). Linguística: questões e controvérsias. Uberaba, Fiube, n. 10 (Série Estudos).
ORLANDI, E. P. 1999. Do sujeito na história e no simbólico. In: Escritos: Contextos epistemológicos da análise de discurso. n. 4. Laboratório de estudos urbanos LABEURB - NUDECRI – UNICAMP. Projeto temático: apoio FAPESP, 1999.
ORLANDI, E. P. 2002. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo, Cortez.
ORLANDI, E. P. 2004. Cidade dos sentidos. Campinas, São Paulo: Pontes.
ORLANDI, E. P. 2007. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7 ed., Campinas, São Paulo: Pontes.
ORLANDI, E. P. 2007a. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed, Campinas: São Paulo: Pontes.
PÊCHEUX, M. O papel da memória. In: ACHARD, P. et al. O papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010.
RITZEL, F. A. 2016. O papel do tutor na educação a distância. Disponível em: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/upload/128.pdf. Acesso em: 25 de janeiro de 2017.
SOUZA, M. G. 2004. A arte da sedução pedagógica na tutoria em educação a distância. Anais do Congresso Internacional de Educação a Distância, Salvador, BA, Brasil, 11.
VIEIRA, C. M. S.; ABREU, R. M. A. 2016. Educação a distância: uma reflexão sobre a relação professor-tutor e estudante no processo de ensino e aprendizagem. Revista Intersaberes, 11(23), 284-303. Disponível em: http://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/905/577. Acesso em: 10 de abril de 2017.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.