O conceito de compreensão responsiva no Círculo de Bakhtin: uma análise a partir da campanha do ENEM 2020

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a4

Mots-clés :

Dialogismo, Compreensão, Campanha do ENEM 2020

Résumé

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise da propaganda do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), veiculada pelo Governo Federal em 2020, como também de um meme, que surgiu como resposta à propaganda. Para tanto, tomam-se os pressupostos da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin, com destaque ao conceito de compreensão. Os resultados indicam que a construção do sentido nos enunciados se dá quando se compreende a situação de enunciação, o contexto extraverbal e a dinâmica das relações sociais.

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Leticia Maria Correoa, Universidade Estadual do Centro- Oeste do Paraná, Guarapuava, Paraná.

Mestranda do Programa de Pós Graduação da Unicentro. Departamento de Letras

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati.

Departamento de Letras.

Doutora em Letras.

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2022-01-20 — Mis à jour le 2022-01-20

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Correoa, L. M., & Malinoski Pianaro Angelo, C. (2022). O conceito de compreensão responsiva no Círculo de Bakhtin: uma análise a partir da campanha do ENEM 2020. The ESPecialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a4

Numéro

Rubrique

Papers