Volume Temático: Telecolaboração em Educação para o Ensino de Línguas Estrangeiras

Auteurs

  • Maisa de Alcantara ZAKIR Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Michael J. FERREIRA Georgetown University, Washington, DC, EUA. Department of Spanish and Portuguese;
  • Micheli Gomes de SOUZA Universidade Estadual do Norte do Paraná , Jacarezinho, PR, Brasil. Centro de Letras, Comunicação e Artes
  • Rozana Aparecida Lopes MESSIAS Universidade Estadual Paulista, Assis, SP, Brasil. Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a1

Résumé

Este volume temático é um desdobramento do I GUTelOnX (Georgetown-UNESP Teletandem and Online Exchange Symposium)[1], evento realizado de forma remota nos dias 8 e 9 de outubro de 2020, a partir de uma parceria entre o grupo de pesquisa "InViTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): línguas estrangeiras para todos"[2], da UNESP, e a Georgetown University.  O evento reuniu trinta e oito trabalhos de pesquisadores e professores de universidades e contextos escolares de diferentes lugares ao redor do mundo, para o compartilhamento de suas pesquisas e/ou experiências de implementação de práticas telecolaborativas de aprendizagem de línguas. Este número temático reúne dezessete artigos, que consistem em trabalhos apresentados no evento e em outros estudos da comunidade acadêmica também voltados ao papel das tecnologias no ensino de línguas estrangeiras na promoção de projetos de telecolaboração em diversas instituições ao redor do mundo.

 

[1] http://telonx.georgetown.domains/

[2] O grupo InViTe é uma continuidade do grupo Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos e reúne pesquisadores brasileiros e do exterior que implementam e pesquisam o contexto Teletandem.  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2209139477462677

Références

BRAMMERTS, H. 1996. Tandem language learning via the internet and the International E-Mail Tandem Network. In: LITTLE, D.; BRAMMERTS, H. (Eds.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper, 46: 9-21. Trinity College.

BENEDETTI, A. M.; CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. V. (Orgs.). 2010. Pesquisas em ensino e aprendizagem no Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Pontes Editores.

TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. 2006. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, 27.2: 189-212.

TELLES, J. A. (Org.). 2009. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes Editores.

VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. 2006. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The Especialist, 27.1: 83–118.

Publiée

2022-01-26

Comment citer

ZAKIR, M. de A., FERREIRA, M. J., SOUZA, M. G. de, & MESSIAS, R. A. L. (2022). Volume Temático: Telecolaboração em Educação para o Ensino de Línguas Estrangeiras. The ESPecialist, 43(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a1