Volume Temático: Telecolaboração em Educação para o Ensino de Línguas Estrangeiras
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a1Résumé
Este volume temático é um desdobramento do I GUTelOnX (Georgetown-UNESP Teletandem and Online Exchange Symposium)[1], evento realizado de forma remota nos dias 8 e 9 de outubro de 2020, a partir de uma parceria entre o grupo de pesquisa "InViTe (Intercâmbio Virtual e Teletandem): línguas estrangeiras para todos"[2], da UNESP, e a Georgetown University. O evento reuniu trinta e oito trabalhos de pesquisadores e professores de universidades e contextos escolares de diferentes lugares ao redor do mundo, para o compartilhamento de suas pesquisas e/ou experiências de implementação de práticas telecolaborativas de aprendizagem de línguas. Este número temático reúne dezessete artigos, que consistem em trabalhos apresentados no evento e em outros estudos da comunidade acadêmica também voltados ao papel das tecnologias no ensino de línguas estrangeiras na promoção de projetos de telecolaboração em diversas instituições ao redor do mundo.
[1] http://telonx.georgetown.domains/
[2] O grupo InViTe é uma continuidade do grupo Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos e reúne pesquisadores brasileiros e do exterior que implementam e pesquisam o contexto Teletandem. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2209139477462677
Références
BRAMMERTS, H. 1996. Tandem language learning via the internet and the International E-Mail Tandem Network. In: LITTLE, D.; BRAMMERTS, H. (Eds.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper, 46: 9-21. Trinity College.
BENEDETTI, A. M.; CONSOLO, D. A.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. V. (Orgs.). 2010. Pesquisas em ensino e aprendizagem no Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos. Pontes Editores.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. 2006. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The Especialist, 27.2: 189-212.
TELLES, J. A. (Org.). 2009. Teletandem: Um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Pontes Editores.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. 2006. Foreign language learning in-tandem: Theoretical principles and research perspectives. The Especialist, 27.1: 83–118.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.