Axiologias em atividades de leitura de charge
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a5%20Palabras clave:
Dialogismo, Axiologias, Charge, LeituraResumen
Com base nos conceitos axiológicos de linguagem do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por objetivo apresentar propostas de ampliação às atividades de leitura de uma charge, presentes em um livro didático destinado à Educação de Jovens e Adultos – EJA, de modo a expandir a consciência socioideológica dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem interpretativa, descritiva e propositiva, visto que analisa as propostas do livro didático e apresenta sugestões de expansão às atividades, tendo em vista os conceitos axiológicos – contexto extraverbal, entonação e juízos de valor. Os resultados indicam que as axiologias sociais, inerentes às práticas discursivas, colocam em foco a compreensão do discurso vivo e valorado em sala de aula, a permitir que a leitura se constitua como um ato de responsabilidade ética, para mudanças qualitativas na realidade social.
Citas
ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. A leitura em Sala de Recursos Multifuncionais. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 237-272.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BATISTA, A. A. G. A avaliação dos livros didáticos: para entender o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). In: ROJO, R. H. R.; BATISTA, A. A. G. (Orgs.). Livro didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 25-68.
BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Tradução Roberto Leiser Baronas e Fernanda Tonelli. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 6, n. 1, p. 268-280, 2011.
FERREIRA, P. R. de A. Caminhar e Transformar - língua portuguesa: anos finais do ensino fundamental: Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: FTD, 2013.
COSTA-HÜBES, T. C.; MENEGASSI, R. J. Oralidade e entonação valorativa na formação docente inicial. In: MAGALHÃES, T. B.; COSTA-MACIEL, D. A. G. (Org.). Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente. São Paulo: Pontes, 2021, p. 173-197.
FLÔRES, O. A leitura da charge. Canoas: Ulbra, 2002.
GASPAROTTO, D.; MENEGASSI, R. J. Elementos da axiologia na produção e revisão de textos. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, v.24, n.2, 2020, p. 158-178. Disponível: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/32515 Acesso em 20 abr. 2022.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.10. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2019 [1928].
MENDES-POLATO, A. D. M.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Análise linguística em Charge: sequência de atividades dialógicas. Línguas & Letras, v. 21, n. 49, p. 127-154, 2020. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24631/pdf . Acesso em: 15 dez. 2021.
MENEGASSI, R. J. Entonação valorativa em palavra escrita. Diálogo das Letras. Pau dos Ferros, v. 11, p. 1-22, e02117, 2022. Disponível em http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/download/4497/3374 Acesso em 5 dez. 2022.
MENEGASSI, R. J.; ANGELO, C. M. P.; MENDES-POLATO, A. D.; GASPAROTTO, D. M. A leitura dialógica de fábulas. In: FRANCO, N.; Rodrigo ACOSTA-PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da. (org.). Estudos dialógicos da linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas-SP: Pontes Editora, 2020, p. 187-212.
MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F.; ANGELO, C. M. P. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 371-418.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004. Disponível em: file:///D:/Usu%C3%A1rio/User/Downloads/Letramento_e_capacidade_de_leitura_pra_cidadania_2004.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução: Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].
VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].
Publicado
Versiones
- 2023-05-22 (2)
- 2023-04-07 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 The Especialist

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença