Axiologias em atividades de leitura de charge

Autores/as

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Flávia Gumieiro Vieira Secretaria de Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a5%20

Palabras clave:

Dialogismo, Axiologias, Charge, Leitura

Resumen

Com base nos conceitos axiológicos de linguagem do Círculo de Bakhtin, este artigo tem por objetivo apresentar propostas de ampliação às atividades de leitura de uma charge, presentes em um livro didático destinado à Educação de Jovens e Adultos – EJA, de modo a expandir a consciência socioideológica dos alunos.  Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem interpretativa, descritiva e propositiva, visto que analisa as propostas do livro didático e apresenta sugestões de expansão às atividades, tendo em vista os conceitos axiológicos – contexto extraverbal, entonação e juízos de valor. Os resultados indicam que as axiologias sociais, inerentes às práticas discursivas, colocam em foco a compreensão do discurso vivo e valorado em sala de aula, a permitir que a leitura se constitua como um ato de responsabilidade ética, para mudanças qualitativas na realidade social.

Biografía del autor/a

Flávia Gumieiro Vieira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Docente de Língua Portuguesa da Rede Pública do Estado do Paraná.

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Publicado

2023-04-07 — Actualizado el 2023-05-22

Versiones

Cómo citar

Malinoski Pianaro Angelo, C., & Gumieiro Vieira, F. (2023). Axiologias em atividades de leitura de charge. The ESPecialist, 44(1), 81–96. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a5 (Original work published 7 de abril de 2023)