Letramento digital e Webcurrículo na formação de professores durante a pandemia do COVID-19

análise de um relato de experiência no Núcleo de Tecnologia Educacional no interior da Amazônia acreana

Auteurs

  • Francisca de Magalhães Melo Secretaria de Estado de Educação do Acre
  • Maria Aurinete Silva da Cruz Secretaria de Estado de Educação do Acre
  • Paula Tatiana da Silva-Antunes Universidade Federal do Acre

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64552

Mots-clés :

Letramento digital, webcurrículo, formação de formadores, ensino remoto

Résumé

O presente artigo busca discutir os benefícios e os desafios enfrentados durante uma formação de professores ocorrida na pandemia de Covid-19.  Como caminho teórico tece discussões em torno de Webcurrículo, formação de professores e letramento digital. A metodologia é de cunho qualitativo-interpretativista (Bortoni-Ricardo, 2008; Paiva, 2019), e utiliza como dados de análise o relato de experiência de formadoras educacionais e materiais preparados para oficinas. Os resultados evidenciaram uma maior compreensão das tecnologias digitais para a educação, todavia, faz-se necessário enfrentar os problemas de infraestrutura, acesso e formação docente.

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Biographie de l'auteur

Paula Tatiana da Silva-Antunes, Universidade Federal do Acre


Docente vinculada ao CELA - Centro de Educação, Letras e Artes - atuando nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada.

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Publiée

2024-02-14

Comment citer

Melo, F. de M. ., Cruz, M. A. S. da ., & Silva-Antunes, P. T. da . (2024). Letramento digital e Webcurrículo na formação de professores durante a pandemia do COVID-19: análise de um relato de experiência no Núcleo de Tecnologia Educacional no interior da Amazônia acreana. The ESPecialist, 45(1), 142–163. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64552

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier