A Construção Conceptual do Processo de Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira

Autores/as

  • Heliana Mello
  • Deise Dutra

Palabras clave:

interação, conceptualização, língua estrangeira, sala de aula, Lingüística Cognitiva

Resumen

Neste artigo descrevemos e discutimos dados obtidos através de um projeto de pesquisa enfocando a prática reflexiva de professores de inglês em formação (Dutra & Mello, 2001). Em nossa análise adotamos uma perspectiva comparativa entre os esquemas conceptuais dos professores e alunos, resultantes de análises de seus discursos, coletados através de sessões reflexivas de visionamento e questionários. As conclusões a que chegamos indicam que se houver, efetivamente, uma construção coletiva dos papéis desempenhados no ambiente da sala de aula, o processo de aprendizado de língua estrangeira/segunda língua (LE/L2)1 será mais bem-sucedido.

Cómo citar

Mello, H., & Dutra, D. (2012). A Construção Conceptual do Processo de Interação na Sala de Aula de Língua Estrangeira. The ESPecialist, 25. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9460

Número

Sección

Papers