As Máximas de Grice no Contexto Empresarial
Mots-clés :
Princípio Cooperativo, máximas, evento comunicativo, comunidade discursivaRésumé
O propósito deste artigo é analisar, numa abordagem contrastiva, os esforços cooperativos previstos por Grice (1975) entre os participantes de um evento comunicativo pertencente à esfera profissional, em duas culturas diferentes. Mais especificamente, os objetivos estão centrados na verificação da obediência e/ou violação de dois casos particulares do Princípio Cooperativo (PC), ou seja, dos aspectos de quantidade e relevância de informações dadas pelos candidatos brasileiros e ingleses no momento da candidatura, tendo como parâmetros: (a) as expectativas gerais por parte das empresas brasileiras e inglesas em termos do número e relevância dos tópicos a serem apresentados nas Cartas de Pedido de Emprego (CPE); (b) expectativas específicas das empresas brasileiras e inglesas em relação às instruções e qualificações exigidas no Anúncio de Emprego (AE).Téléchargements
Comment citer
Souza, S. M. P. de. (2012). As Máximas de Grice no Contexto Empresarial. The ESPecialist, 18(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9799
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