Lying under the Mango Tree: Autobiography, Teacher Knowledge and Awareness of Self, Language and Pedagogy

Auteurs

  • João A. Telles

Mots-clés :

auto-narrativa, histórias de vida, conscientização crítica da linguagem, desenvolvimento de professores

Résumé

Este trabalho apresenta a " auto-narrativa " enquanto abordagem qualitativa e autobiográfica ao estudo do conhecimento do professor. Essa abordagem visa a promover um contexto para a conscientização crítica de professores a respeito de suas subjetividades, linguagens e pedagogias. O autor explica os significados e ressalta conexões potenciais entre os principais temas emergentes das histórias acerca de suas experiências pessoais e enquanto professor de línguas. Uma síntese ("composite") das descrições essenciais e interpretações significantes deste "devir" professor e educador de professores é apresentada e, então, relacionada a subjevidade, a linguagem e a pedagogia.

Biographie de l'auteur

João A. Telles

João Antonio Telles is Assistant-professor in the Modern Languages Department of São Paulo State University at Assis (UNESP-Assis). He holds a Ph.D. degree in Educational Linguistics from the University of Toronto, OISE, Ontario Institute for Studies in Education, Canada. His areas of interest are Qualitative Inquiry and Teacher Development in which he produces research and video documentaries about teachers' life histories.

Téléchargements

Comment citer

Telles, J. A. (2012). Lying under the Mango Tree: Autobiography, Teacher Knowledge and Awareness of Self, Language and Pedagogy. The ESPecialist, 19(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9907

Numéro

Rubrique

Papers