OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA DE LE*: UM PROCESSO INICIAL DE REFLEXÃO CRÍTICA?

Autores/as

  • Leonor Nora Fabián Branéz Pós-Graduação em LAEL. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

observação, reflexão crítica, prática de ensino/estágio curricular supervisionado.

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou compreender criticamente uma prática de observação como instrumento metodológico para o desenvolvimento da reflexão crítica na disciplina Prática de Ensino/Estágio Curricular Supervisionado em Língua Estrangeira I (doravante PE/ECS em LE I), em um Curso de Letras Português-Espanhol, a partir das anotações nos diários e relatórios produzidos por alunos em estágio de observação. O aprendizado na observação, como autorreflexão sobre a práxis, possibilita aos aprendizes em formação aprender na prática, na interação, com aqueles que já possuem experiência na escola. Os resultados apontam para uma reflexão preliminar dos participantes, em termos da crítica.

Biografía del autor/a

Leonor Nora Fabián Branéz, Pós-Graduação em LAEL. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leonor Nora Fabián Bránez has a PhD in Applied Linguistics and Language Studies from PUC-SP (2013) and an MA in Social and Applied Sciences from Universidad Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM (2000). She is currently teaching Spanish in the LETRAS course at UFRR - Universidade Federal de Roraima, as a permanent teacher, and has been developing research studies emphasizing teachers’ education and supervised trainee curriculum program.

Cómo citar

Branéz, L. N. F. (2014). OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA DE LE*: UM PROCESSO INICIAL DE REFLEXÃO CRÍTICA?. The ESPecialist, 34(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/19694

Número

Sección

Papers