REFLEXÕES DE ALUNOS EGRESSOS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM LETRAS/INGLÊS

Auteurs

  • Eliana Márcia dos Santos Carvalho Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI – Caetité- BA/CNPq

Mots-clés :

Formação de Professor, Resistência ao Ensino, Percepção de Egressos, Professor de Inglês.

Résumé

Este trabalho busca conhecer as concepções a respeito de um curso de formação de professores de inglês no interior da Bahia e justifica-se devido ao fato de ser necessário entender os motivos que levam a grande maioria dos egressos a resistirem a trabalhar como professor ao concluírem o curso. É considerado um estudo de caso que segue uma abordagem qualitativa, em que foi feita uma pesquisa sobre as percepções de seis professores egressos a respeito do curso de graduação que fizeram: Português, Inglês e Literaturas. Esta pesquisa teve como objetivos: compreender as razões que levam os egressos desse curso a resistirem a trabalhar como professores após a sua conclusão e investigar concepções a respeito da formação e o campo de atuação de professores que fizeram o Curso de Letras. Como base teórica foi utilizada a LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), os PCN de Língua Estrangeira (BRASIL, 1998), Celani (2000, 2004), Almeida Filho (1999) e Freire (1996).

Biographie de l'auteur

Eliana Márcia dos Santos Carvalho, Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI – Caetité- BA/CNPq

Eliana Márcia dos Santos Carvalho - Doctoral student and Master in Applied Linguistics and Language Studies - LAEL, by Pontificia Universidade Católica de São Paulo, CNPq scholarship. Presently, she is Assistant Professor at Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus VI - Caetité – BA and develops research in teacher education with a focus on interdisciplinary approach.

Téléchargements

Comment citer

Carvalho, E. M. dos S. (2014). REFLEXÕES DE ALUNOS EGRESSOS SOBRE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM LETRAS/INGLÊS. The ESPecialist, 34(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/19695

Numéro

Rubrique

Papers