A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada

Auteurs

  • Solange Aranha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto
  • Suzi Marques Spatti Cavalari Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto

Mots-clés :

teletandem institucional integrado, ensino e aprendizagem de línguas, interações online.

Résumé

O objetivo deste trabalho é apresentar a trajetória do projeto Teletandem Brasil (Telles, 2006) e descrever as modificações ocorridas em relação à implementação das atividades de teletandem, o que implica em mudanças de uma modalidade não-integrada à uma integrada (BRAMMERTS, 1996). Para tanto, fazemos uma apresentação das características do contexto inicial previsto pelo projeto – teletandem institucional não-integrado - em contraste com as novas condições promovidas por uma parceria institucional entre a UNESP São José do Rio Preto e a UGA (Universidade da Georgia). Essa nova parceria propiciou a inclusão da prática de teletandem às disciplinas de língua estrangeira, caracterizando o teletandem institucional-integrado. Evidenciamos, ainda, as atividades que são oriundas da nova modalidade.

Bibliographies de l'auteur

Solange Aranha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto

Solange Aranha holds a PhD in Linguistics and Portuguese from Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, and a Masters’ degree in Applied Linguistics from LAEL – PUCSP. She is currently an Assistant Professor at UNESP – São José do Rio Preto, where she teaches and tutors both undergraduate and graduate students. Her research focus is on genres, foreign language teaching and learning, teletandem, and pedagogical use of technologies.

Suzi Marques Spatti Cavalari, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto

Suzi Marques Cavalari concluded her PhD in 2009 in Applied Linguistics at Universidade Estadual Paulista (UNESP), at São José do Rio Preto. She is currently an Assistant Professor at the same university, where she teaches and carries out research projects both at the undergraduate and graduate levels. Her research focus is on foreign language teaching and learning, autonomy, teletandem, and pedagogical use of technologies.

Téléchargements

Comment citer

Aranha, S., & Cavalari, S. M. S. (2014). A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The ESPecialist, 35(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/21467

Numéro

Rubrique

Papers