AS FANFICTIONS E AS RELAÇÕES DISCURSIVAS NO CIBERESPAÇO: PARTICIPAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Felipe Sousa ADATI Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil
  • Felipe Trevisan FERREIRA Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil
  • Vera Lúcia Lopes CRISTOVÃO Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a3

Palavras-chave:

Fanfiction, Língua inglesa, Vulnerabilidade social

Resumo

A literatura, na medida em que é uma expressão artística, catártica e íntima dos pensamentos do autor, é também um ato social; e, como tal, transforma o meio em que é difundida (Cândido, 2000). Ela se transforma diacronicamente a fim de adaptar-se ao meio em que se insere ou, pelo contrário, quebrar os paradigmas vigentes. É nesse solo, influenciado pelo advento da internet, que brotam as fanfictions: textos literários criados por fãs de determinado ícone midiático que circulam no ciberespaço e que, apesar de sua despretensão, configuram grandes possibilidades ao empoderamento dos estudantes pela educação. Assim, este trabalho busca apresentar um mapeamento de trabalhos acerca do uso desses textos como instrumentos educacionais e analisar de que modo eles podem contribuir para a atenuação da condição de vulnerabilidade social e para o ensino de Língua Inglesa

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Biografia do Autor

Felipe Sousa ADATI, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil

Felipe Sousa Adati is graduated in English Language Teaching and Literature from the State University of Londrina (2016). He was part of the research group Language and Education (2014-2016) and PIBID (CAPES) program (2014-2016) working with researchers focused on teaching languages through the use of new technologies. His research areas of interest are: technologies for second language teaching, games and gamification.

Felipe Trevisan FERREIRA, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil

Felipe Trevisan Ferreira is an English Teacher graduated in English Language Teaching and Literature from Londrina State University (2016). He was part of the PIBID-CAPES program (2013-2015) and developed a Scientific Initiation research as part of the “Language & Society” project (2015). His research interests are: New Literacies, Social Participation, Sexuality and Gender Diversity

Vera Lúcia Lopes CRISTOVÃO, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil

Vera Cristovão, Associate Professor of English at the State University of Londrina, Paraná, Brazil, teaches for undergraduate and graduate levels and carries out research for the Brazilian National Council for Scientific and Technological Development. She has co-edited books and written many articles and chapters of books on genre studies, teacher education and foreign language teaching and learning. As an English teacher, she has currently focused her work on writing and genre studies.

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Publicado

2017-07-22

Como Citar

ADATI, F. S., FERREIRA, F. T., & CRISTOVÃO, V. L. L. (2017). AS FANFICTIONS E AS RELAÇÕES DISCURSIVAS NO CIBERESPAÇO: PARTICIPAÇÃO SOCIAL POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA. The Especialist, 38(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i1a3

Edição

Seção

Artigos