DISCURSO DO BANCO DA AMAZÔNIA: MUDANÇA DE POSIÇÃO IDEOLÓGICA E SEUS REFLEXOS NA PUBLICIDADE

Autores

  • Paula Tatiana da Silva ANTUNES Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, Brasil
  • Grassinete Albuquerque OLIVEIRA Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a6

Palavras-chave:

Contexto, Discurso, Anúncio Publicitário, Amazônia

Resumo

Este artigo objetiva analisar o contexto sócio-histórico-cultural que influenciou o discurso de duas propagandas veiculadas na imprensa nacional, uma de 1970 e outra de 2005, as quais materializam a mudança de posicionamento/ideologia do Banco da Amazônia após três décadas. Tem-se como pressupostos as teorias da Enunciação, focando nas características multimodais do gênero textual anúncio publicitário, o qual se utiliza de textos verbais e não verbais responsáveis pela persuasão dos interlocutores. Como resultados, percebe-se que o discurso sobre a (não) preservação ambiental, ao ser ressignificado pela sociedade, passou a interferir no posicionamento das empresas e, consequentemente, no discurso divulgado por elas em meios propagandísticos de ampla visibilidade.

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Biografia do Autor

Paula Tatiana da Silva ANTUNES, Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, Brasil

Paula Tatiana da Silva Antunes is a Professor at Federal University of Acre (UFAC). She works in the area of Linguistics and Applied Linguistics. PhD in Language Studies from the State University of Londrina. E-mail: paula.silva.pts@gmail.com

 

Grassinete Albuquerque OLIVEIRA, Universidade Federal do Acre (UFAC), Acre, Brasil

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira is a Professor at Federal University of Acre (UFAC). She holds a Master´s Degree in Language and Identity from UFAC . She works in the field of Applied Linguistics in Foreign Languages. PhD student in Applied Linguistics and Language Studies, from PUC-S. Granted with scholarship from CAPES. E-mail: grassinete@hotmail.com

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

ANTUNES, P. T. da S., & OLIVEIRA, G. A. (2017). DISCURSO DO BANCO DA AMAZÔNIA: MUDANÇA DE POSIÇÃO IDEOLÓGICA E SEUS REFLEXOS NA PUBLICIDADE. The Especialist, 38(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2017v38i2a6

Edição

Seção

Artigos