Desdobramentos da organização curricular linguística de uma escola bilíngue para surdos no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a2Palavras-chave:
Educação bilíngue para surdos, Projeto Político-Pedagógico, Organização curricular, LibrasResumo
A educação bilíngue para surdos vem conquistando as atenções públicas, políticas e educacionais no Brasil atualmente. Marcos históricos na educação de surdos revelam os rumos que esse modelo educacional está tomando. A exemplo disso, temos políticas linguísticas como a Lei da Libras nº 10.436/02 e o Decreto nº 5.626/05, que foram criadas com o intuito de nortear caminhos para um possível bilinguismo para surdos. Posto isso, como aporte metodológico da análise documental à luz da Linguística Aplicada Crítica (LAC), este artigo trata criticamente do perfil institucional e da organização linguística do currículo de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da Escola Bilíngue de Libras e Português Escrito, em Brasília, evidenciando, assim, que um modelo de educação bilíngue para surdos deva compreender bem mais do que uma adaptação curricular. Para além disso, que seja pensado e adequado para e por surdos.
Metrics
Referências
BARDIN, L. 2004. Análise de Conteúdo., 3ª ed. Lisboa, PT: Editora 70.
CARVALHO, R. E. 2004. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação.
COSTA, J.P.B.2010. A educação do surdo ontem e hoje: posição sujeito e identidade. Campinas - SP: Mercado de Letras.
CRESWELL, J. W. 2010. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre. Editora: Artmed. 2ª Edição.
FAIRCLOUGH, N. 1989. Language and Power. Londres e Nova York: Longman.
________________.1992. Discourse and social change. Cambridge: Polity Press.
________________________________________________________________. 2001. Discurso e mudança social. Coord. e pref. à ed. bras. I. Magalhães. Trad. I. Magalhães et al. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília.
_______________ . 2003. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge.
FERNANDES, E. 2012. (org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação.
FREIRE, A. M. F.2016. Aquisição do português como segunda língua: uma proposta de currículo para o Instituto Nacional de Educação de Surdos. In: SKLIAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. vl. 2, 6ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 208 p.
FREITAS, M. T. U.; PESSOA, R. R. 2012. Rupturas e continuidades na Linguística Aplicada Crítica: uma abordagem historiográfica. Calidoscópio, Vol. 10, n. 2, p. 225-238, mai/ago.
GADOTTI, M.1994. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília.
______________________. 1995. Escola Cidadã. 4. Ed. São Paulo: Cortez.
GESSER, A. 2009. Libras? Que língua é essa? São Paulo: Parábola Editorial.
LODI, A.C.B.; HARRISON, K.M.P.; CAMPOS, S.R.L. 2012. Letramento e surdez: um olhar sobre as particularidades do contexto educacional. In: LODI, A.C.B.; MÉLO, A.D.B.; FERNANDES, E. (org.). Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos. Porto Alegre: Mediação.
MAGALHÃES, I.; RAJAGOPALAN, K. 2005. (org.). D.E.L.T.A., São Paulo, v. 21, Especial, p. 1-9.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. 2017. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 260 pp.
PENNYCOOK, A. 2001. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge.
QUADROS, R. M. 1997. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre.
RAJAGOPALAN, K. 2003. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial.
SKLIAR, C. 2016. (org.) Atualidade da educação bilíngue para surdos: interfaces entre pedagogia e linguística. vl. 2, 6ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 208 pp.
SLOMSKI, V. G. 2012. Educação Bilíngue para Surdos: concepções e implicações práticas. (2010), 2ª reimpr./ Curitiba: Juruá.
VEIGA, I. P. A. 2009. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Campinas: Papirus.
VASCONCELLOS, C. S. 2000. Planejamento: Projeto de Ensino- Aprendizagem e projeto Político Pedagógico. 9ª ed. São Paulo: Libertad.
RICHARDSON, R. J. et al. 1999. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª. Ed. São Paulo: Atlas.
THOMPSON, J. B. 2002. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. (coord.) Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes.
TURETTA, B. R. & GÓES, M. C. R. 2018. Uma proposta inclusiva bilíngue para as crianças menores. In: LODI, A. C. B. & LACERDA, C. B. F. (org.) Uma escola, duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. 4ª. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.
Escola Bilíngue Libras e Português por escrito de Taguatinga - P.P.P. Projeto Político Pedagógico, pp. 315.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.