A validade segundo psicometristas e linguistas aplicados e as entrevistas de proficiência oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a2

Palavras-chave:

validade, avaliação em línguas, entrevistas de proficiência oral

Resumo

Psicometristas e linguistas aplicados colaboram para o debate sobre as avaliações de línguas; os primeiros são especialistas em como medir; e os segundos, em o quê medir. Neste artigo, argumento que há uma tensão entre os dois grupos em torno da definição do conceito de validade. Apresento uma breve revisão do conceito de validade a partir da perspectiva da psicometria de forma a relacioná-lo com as definições de validade apresentadas por linguistas aplicados, especialistas em avaliação de línguas. Em seguida, exemplifico o debate sobre a validade no contexto das avaliações de proficiência oral a partir dos conceitos de autenticidade, teste direto e indireto nos dois maiores exames de larga escala da América do Sul: o Celpe-Bras e o Celu. Ao final, argumento que os linguistas aplicados tendem a debater a validade a partir do desenho dos instrumentos, eclipsando a necessidade de levantar evidências empíricas sobre como o desenho da prova interage com outros aspectos do teste.

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Biografia do Autor

Laura Márcia Luiza Ferreira, Professora Adjunta na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

É professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, Paraná. Doutora em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-graduação do Cefet-MG, mestre em linguística aplicada pela UFMG e licenciada em Letras (Português/Francês) pela mesma instituição. Foi Professora-Leitora de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira junto ao Programa de Leitorado do Ministério das Relações Exteriores na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia. Foi Professora de Língua Portuguesa Instrumental em Timor-Leste no âmbito do programa brasileiro de cooperação educacional.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ferreira, L. M. L. (2020). A validade segundo psicometristas e linguistas aplicados e as entrevistas de proficiência oral. The Especialist, 41(5). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i5a2

Edição

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Artigos