O conceito de compreensão responsiva no Círculo de Bakhtin: uma análise a partir da campanha do ENEM 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a4

Palavras-chave:

Dialogismo, Compreensão, Campanha do ENEM 2020

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise da propaganda do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), veiculada pelo Governo Federal em 2020, como também de um meme, que surgiu como resposta à propaganda. Para tanto, tomam-se os pressupostos da teoria dialógica do Círculo de Bakhtin, com destaque ao conceito de compreensão. Os resultados indicam que a construção do sentido nos enunciados se dá quando se compreende a situação de enunciação, o contexto extraverbal e a dinâmica das relações sociais.

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Biografia do Autor

Leticia Maria Correoa, Universidade Estadual do Centro- Oeste do Paraná, Guarapuava, Paraná.

Mestranda do Programa de Pós Graduação da Unicentro. Departamento de Letras

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati.

Departamento de Letras.

Doutora em Letras.

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Publicado

2022-01-20 — Atualizado em 2022-01-20

Versões

Como Citar

Correoa, L. M., & Malinoski Pianaro Angelo, C. (2022). O conceito de compreensão responsiva no Círculo de Bakhtin: uma análise a partir da campanha do ENEM 2020. The Especialist, 42(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i2a4

Edição

Seção

Artigos