Letramentos críticos na formação docente

a função educacional da aula de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a6

Palavras-chave:

Letramentos críticos; Estágio como pesquisa; Língua inglesa.

Resumo

Este artigo discute a importância de uma formação do professor de língua inglesa que focalize o ensino orientado pela perspectiva dos letramentos críticos, por acreditar na contribuição de tal perspectiva para uma sociedade menos violenta e mais humana. Assim, o presente trabalho se baseia na perspectiva teórica mencionada e nas noções de estágio como pesquisa e de componente curricular como meio. A análise focaliza um recorte dos dados de uma pesquisa qualitativa de base etnográfica desenvolvida em nível de mestrado em que estagiárias desenvolvem suas respectivas práticas orientadas pela teoria aqui abordada. Com a análise, observa-se como as noções de estágio como pesquisa e de componente curricular como meio favorecem e potencializam o desenvolvimento de práticas fundamentadas nos letramentos críticos, os quais dão centralidade a questões mais formativas dos sujeitos/alunos situados no contexto investigado.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Barros, W. V. (2022). Letramentos críticos na formação docente: a função educacional da aula de língua inglesa. The Especialist, 43(2), 75–92. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a6

Edição

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Artigos