Relevância da Pragmática e da Teoria dos Atos de Fala Para o Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira: Tratamento Dado a Greetings em Materiais Didáticos

Autores

  • Athany Gutierres UCS - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Palavras-chave:

pragmática, atos de fala, competência comunicativa, material didático

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar de que forma a pragmática e a teoria dos atos de fala estão presentes em livros didáticos de inglês destinados a estudantes estrangeiros, focalizando o tratamento dado a cumprimentos e, favorecendo assim, o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua-alvo. Ainda que se apresente como um campo de estudo recente, a pragmática e a teoria dos atos de fala mostram-se componentes essenciais na interação social, de modo que implicam não somente no conhecimento de determinadas expressões, mas sobretudo na aplicação e adequação das mesmas nas diferentes situações de comunicação. Em decorrência disso, busca-se também promover a discussão entre professores e profissionais da área a respeito da importância da inclusão de conteúdo pragmático no material referido, ferramenta que apóia e orienta a atividade didática da maior parte dos professores. Nesse sentido, as evidências já apontam preocupação de inserção de elementos pragmáticos, embora ainda apresentem algumas deficiências nessa área.

Biografia do Autor

Athany Gutierres, UCS - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil

Athany Gutierres is an English teacher and has a degree in Letras by Universidade de Caxias do Sul (UCS). She has also post-graduated by the same university in English Teaching and Learning. She has worked with students from elementary to advanced levels both in an English school and in a Secondary School in Veranópolis, RS. She has attended an interchange program in Florida (USA) for three months last year and has also been studying English in Toronto (CA) for a month. Her interests include pragmatics and communicative competence matters in the classroom.

Downloads

Como Citar

Gutierres, A. (2011). Relevância da Pragmática e da Teoria dos Atos de Fala Para o Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira: Tratamento Dado a Greetings em Materiais Didáticos. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6211

Edição

Seção

Artigos