Relevância da Pragmática e da Teoria dos Atos de Fala Para o Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira: Tratamento Dado a Greetings em Materiais Didáticos
Palavras-chave:
pragmática, atos de fala, competência comunicativa, material didáticoResumo
O objetivo deste estudo é verificar de que forma a pragmática e a teoria dos atos de fala estão presentes em livros didáticos de inglês destinados a estudantes estrangeiros, focalizando o tratamento dado a cumprimentos e, favorecendo assim, o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua-alvo. Ainda que se apresente como um campo de estudo recente, a pragmática e a teoria dos atos de fala mostram-se componentes essenciais na interação social, de modo que implicam não somente no conhecimento de determinadas expressões, mas sobretudo na aplicação e adequação das mesmas nas diferentes situações de comunicação. Em decorrência disso, busca-se também promover a discussão entre professores e profissionais da área a respeito da importância da inclusão de conteúdo pragmático no material referido, ferramenta que apóia e orienta a atividade didática da maior parte dos professores. Nesse sentido, as evidências já apontam preocupação de inserção de elementos pragmáticos, embora ainda apresentem algumas deficiências nessa área.Downloads
Como Citar
Gutierres, A. (2011). Relevância da Pragmática e da Teoria dos Atos de Fala Para o Ensino de Inglês Como Língua Estrangeira: Tratamento Dado a Greetings em Materiais Didáticos. The Especialist, 29. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6211
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