A leitura crítica na construção dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa:
decolonialidade e competências interculturais na educação escolar do povo kanela/memortunré.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64069Palavras-chave:
Gêneros textuais, Leitura crítica, Educação escolar indígena, Língua PortuguesaResumo
O presente artigo discute o produto do mestrado profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo da proposta é ofertar um curso de formação para uma abordagem decolonial no estudo dos gêneros textuais orais e escritos mais utilitários para o povo kanela/memortunré. É resultado de uma pesquisa-ação a qual visa colaborar com a comunidade participante deste estudo. Para subsidiar este estudo e a proposta de formação utilizamos o referencial de Antunes (2003), Bakthin (1997), Paulo Freire (2016), Kleiman (2005, 2006), Mignolo ( 2003, 2014), Nascimento (2012), Rojo (2004), schneuwly; Dolz (1999), Walsh (2009, 2010) entre outros.
Metrics
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. MEC. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF/DEPEF, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 54. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Paz e Terra, 2016.
KLEIMAN, Angela B. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências no ensino médio. In: BUNZEN, C.;
MENDONÇA, M. (Orgs.).Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 23-36.
LEITE, Ana Maria de Carvalho. Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos. Tese (doutorado em Estudos Linguísticos)-Universidade Federal de Minas Gerais., Belo Horizonte, 2014.
SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Rev. Bras. Educ. [online]. 1999, n.11, pp.05-16. ISSN 1413-2478.
ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
MIGNOLO, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
MIGNOLO, W. O controle dos corpos e dos saberes. Entrevista com Walter Mignolo. Tradução André Langer. Revista IHU, São Leopoldo, jul. 2014. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/noticias/533148- Acesso em: 05 dez. 2021.
NASCIMENTO, André Marques. Português Intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígena em formação superior específica numa licenciatura intercultural. Tese de doutorado (Doutorado em letras e linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2012.
WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. III CAB. La Paz: Convênio Andrés Bello, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.