O ensino da poesia francesa do século XVI:
Desenhando a leitura do poema Sur la Mort de Marie de Pierre (1578) de Pierre de Ronsard (1524-1585)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64147Palavras-chave:
Ensino, Poesia Francesa, Século XVIResumo
A poesia revela ações e sentimentos diversos nos temas universais tratados. Mas, sua leitura não acontece sem resistência em um universo acadêmico orientado para o funcional e o útil. Desse modo, como mobilizar uma leitura-recepção poética marcante para o leitor? O objetivo deste artigo é apresentar a recepção da leitura do poema Sur la mort de Marie (1578) de Ronsard (1524-1585) desenvolvida por meio de desenhos que apostam nos conhecimentos procedurais do leitor. Resultados apontam para uma criação transmodalizada no acolhimento do poema lido favorecendo maior envolvimento do aprendente, graças a uma opção metodológica, que opta pela escrita da leitura.
Metrics
Referências
BARTHES, R. Escrever a leitura. In: O Rumor da Língua. Tradução Mário Laranjeira. 3ª edição. São Paulo : Martins Fontes, 2012, p. 23-29.
BLONDEAU, N. e ALLOUACHE, F. Littérature Progressive du Français – niveaux débutant, intermédiaire et avancé. Paris : CLE-Internationale, 2005.
BRILLANT RANNOU, N. Que signifie comprendre un poème ? Enseigner le FLE avec la poésie. In : XYPAS, R. ; AUBIN, S. (Orgs). La littérature et l’enseignement du FLE - démarches et dispositifs innovants. São Paulo : Letraria, 2022, p. 135-149.
BRILLANT RANNOU, N. L’activité créative du lecteur de poèmes. Conférence prononcée à Lausanne, Assises de la poésie, comment enseigner la poésie aujourd’hui ? UNIL-HEP, Vaud, 2018. Disponível em: http://podcast.unil.ch/lettres/printempspoesie/Nathalie_Brillant_Rannou.m4a Acesso em 1 outubro de 2023.
CYR, P. Stratégies d’apprentissage. Paris : CLE-International, 1998.
DEHAENE. S. Les quatre piliers de l’apprentissage. In : Apprendre ! Les talents du cerveau, le défi des machines. Paris: Odile Jacob, 2018, p. 180-182.
ISER, W. Preliminares para uma teoria da estética do efeito. In: O ato da leitura – uma teoria do efeito estético, vol.1 Tradução
Johannes Kretschmer, São Paulo, Editora 34, 1996, p. 49-62.
JOUBERT, J-L. Histoire d’un mot. In : La poésie. Cursus, Paris : Armand Colin, 2003, p.18-20.
JULIARD, S. L’autre langue. In : Anthologie de la Poésie Française. Paris : Editions de Fallois,2002, p.11-37.
LAGARDE, A. e MICHARD, L. XVIe siècle - Les grands auteurs français – anthologie et histoire littéraire. Paris : Bordas, 2004.
LESTRINGANT, F. XVI siècle – La Renaissance à reculons. In : La littérature française : dynamique & histoire I. (Org.) CERQUIGLINI-TOULET, J. ; LESTRINGANT, F. e BURY, E. Paris : Folio essais inédit, 2007, p. 233-242.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. In: Teorias da aprendizagem - Cognitivismo, humanismo, comportamentalismo. 3ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2022, p. 140-145.
OSTROWER, F. Criatividade e os processos de criação. 29ª edição, Petrópolis: Vozes, 2013.
NACHMANOVITCH, S. Ser criativo - A vida e a arte. 5ª edição, São Paulo: Summus editorial, 1993.
PENN, G. Análise semiótica de imagens paradas. In: NAUER M.W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. 10ª edição, São Paulo: Editora Vozes, 2012, p. 319-342.
RICOEUR, P. Teorias da interpretação. Lisboa : edições 70 almedina, 2009.
ROOSE, A. Renaissance. In - Dictionnaire du littéraire. (Org.) ARON, P. SAINT-JACQUES, D ; e VIALA, A. Paris : PUF, 2004, p. 535-536.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.