Sequência de atividades de leitura e análise linguística na perspectiva dialógica com o gênero discursivo apólógo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e64277Palavras-chave:
Sequência de atividades, Apólogo, Leitura, Análise linguísticaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de atividades de leitura e análise linguística em perspectiva dialógica com o apólogo “O toco de lápis”, para o 6º ano do Ensino Fundamental. As ações teórico-metodológicas partem dos estudos de Volóchinov (2021 [1929]; 2013[1930]), Bakhtin (2011 [1979]), Geraldi (2005[1984], 2013[1991]), Franchi (1991 [1987]), Polato (2017), Menegassi (2020) e Xx e Autor (2022). Pretende-se, assim, estabelecer um diálogo com o/a professor/a da educação básica sobre possibilidades do alargamento da consciência sociológica do estudante, contemplando habilidades de leitura e reflexão de elementos linguísticos em enunciados vivos e concretos.
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