Editorial

Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens

Autores

  • André Effgen Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-8710-5363
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Amilton José Freire de Queiroz Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Fernanda Righi Roger Williams University/Bristol
  • Jafte Dilean Robles Lomeli Universidad de Sonora

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e65532

Palavras-chave:

Educação, Linguística Aplicada, Decolonialidade

Resumo

Recomeçar sempre. Esse é o papel do professor para Freire (1995). Estar aberto para o começo, para o recomeço, para a insubordinação, para reconstruir-se e entender a vida como processo de vir a ser. Ao estar aberto ao novo, recusa-se a burocratizar, a manter a mente em um status quo que não o leve aos ensinos transgressivos, às aprendizagens solidárias. Daí a importância de conjugar a “potência da insubordinação”, conforme sublinha Negri (2001), para tecer um saber em constante ressignificação e flexibilização do olhar didático-pedagógico-teórico-prático frente às nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tal perspetiva significa não parar, mas sim vivenciar a “boniteza” da escuta, escrita e provocações agentivas desde-com as ecologias da esperança do ELLAE, ao espraiar-se no território das conferências, oficinas, minicursos e, agora, na The ESPecialist

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Effgen Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada na PUC-SP,  mestre em Estudos Linguísticos pela UFES, professor dos cursos de Letras presencial e ead do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Downloads

Publicado

2024-02-14

Como Citar

Aguiar, A. E., Oliveira, G. C. de A., Queiroz, A. J. F. de ., Righi, F., & Lomeli, J. D. R. (2024). Editorial: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens. The Especialist, 45(1), 8–14. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i1e65532