O discurso da educação inclusiva

desafios para os surdos no aprendizado de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66921

Palavras-chave:

Língua adicional, Educação de surdos, Libras, Formação docente

Resumo

Este artigo apresenta alguns desafios que os surdos enfrentam com relação ao aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Com base metodológica nos estudos foucaultianos, este estudo apresenta o estado da arte sobre o ensino de Língua Portuguesa como língua adicional para pessoas surdas. O texto mostra a importância da Libras (Língua Brasileira de Sinais) para a pessoa surda e, por conseguinte, os desafios no ensino da Língua Portuguesa como língua adicional aos surdos. Assim, à luz da transdisciplinaridade, trazemos teorias fundamentadas numa visão discursiva e na ótica dos estudos decoloniais na busca de entender as representações identitárias dos surdos. Para isso, este artigo, problematiza trechos do texto intitulado “Carta Aberta dos doutores surdos”, dirigido ao então Ministro da Educação Mercadante , datado de 8 de junho de 2012, publicado na web. Entendemos que o ensino de língua adicional para alunos surdos precisa garantir um processo de ensino e aprendizagem esmagador na sua formação acadêmica. Alguns resultados apontam que a educação de crianças surdas é um problema educativo como é também o da educação de classes populares, a educação rural, a das crianças da rua, a dos presos, dos especiais, dos indígenas, dos analfabetos, ou seja, dos grupos que se encontram na periferia social.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Grillo, J. P., & Guerra, V. M. L. (2024). O discurso da educação inclusiva: desafios para os surdos no aprendizado de Língua Portuguesa. The Especialist, 45(3), 208–226. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66921