Multiletramentos e componente curricular de língua portuguesa
estudo de caso do ensino técnico no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e67587Palavras-chave:
Pedagogia dos Multiletramentos e do Design, letramentos e multiletramentos, Ensino técnico e Novotec, Ensino-aprendizagem de língua portuguesa em educação técnicaResumo
A Pedagogia dos Multiletramentos pode ser trazida para a formação de um conhecimento que se renova e reconstrói a todo instante, visando ao desenvolvimento crítico por meio da aproximação entre teoria, prática e realidade do estudante em contexto escolar. O entendimento pode promover o desenvolvimento social e a busca de sua liberdade para além da econômica, ou seja, sua consciência como cidadão participativo (FREIRE, 1967) e incluso nas transformações da sociedade (SEN, 2000). O Novotec é uma modalidade de ensino médio profissionalizante e ainda se apresenta como possibilidade de itinerário formativo no Novo Ensino Médio. Assim, o presente estudo irá se constituir para responder ao seguinte problema: quais as repercussões de uma Pedagogia dos Multiletramentos em língua portuguesa para a formação de estudantes na modalidade técnica Novotec e que possibilitam o desenvolvimento social? Nesse sentido, apresenta o objetivo geral que é refletir sobre a construção do conhecimento, no ensino de língua portuguesa, na formação técnica, oferecida pelo Novotec, por meio da Pedagogia dos Multiletramentos, a fim de observar as possíveis repercussões para o desenvolvimento social, especialmente o educacional. Como metodologia se fazem necessárias as discussões históricas e bibliográfica, pois se busca a correlação entre desenvolvimento social nas áreas educacional e tecnológica para as transformação e autonomia do indivíduo. Para tanto, para compor o corpus da pesquisa, considerando as categorias dos multiletramentos em âmbito de design, foi feita uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), com estudantes do ensino médio do curso Novotec, a partir de um projeto desenvolvido no 2º ano do Ensino Médio, levando em conta o uso das tecnologias e das várias linguagens em contextos multimodais. Os projetos resultantes constituíram os dados da pesquisa que foram analisados, comparativamente com as competências gerais trazidas na BNCC. Os resultados apresentaram o domínio dos estudantes sobre os objetos de conhecimento, as habilidades próprias dos campos de atuação do estudo e pesquisa, além do jornalístico-midiático, relativamente ao gênero documentário, incluindo aí o domínio de técnicas e tecnologia do contexto audiovisual. Seguramente, uma formação para a cidadania e para o mercado de trabalho futuro.
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Referências
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