Formação de professores

uma averiguação sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de línguas

Autores/as

  • Caroline Araújo Larrañaga Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Susana Cristina dos Reis Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68738

Palabras clave:

Ensino de Línguas, Tecnologias Digitais, Formação de Professores

Resumen

A área da Linguística Aplicada tem sido beneficiada com estudos que discutem a importância da integração de tecnologias em práticas de sala de aula para potencializar o ensino de línguas. Assim sendo, neste estudo, averiguamos como são retratadas, em periódicos nacionais da área, pesquisas sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula. A metodologia consiste em uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa de síntese sobre estudos publicados entre 2021 e 2023. Somam-se a esse estudo os dados obtidos em um questionário diagnóstico, que sondou a necessidade de professores de línguas em integrar tecnologias em seus planejamentos e de realizar cursos de formação sobre essa temática. Por fim, os resultados obtidos indicam que há o interesse docente em propostas de formação de professores de língua materna e adicional sobre a integração de tecnologias digitais em seus planejamentos e em práticas de ensino.

Biografía del autor/a

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É professora associada, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD.  Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). 

Citas

ALMEIDA, Patrícia Vasconcelos; VIEIRA, Mauriceia Silva de Paula; AMORIM, Márcia Fonseca de. Apresentação- Tecendo diálogos entre as tecnologias digitais e a formação docente. In:

ALMEIDA, P. V.; VIEIRA, M. S. de P.; AMORIM, M. F.de. (ORG). Tecnologias digitais e formação docente. Campinas: Pontes Editora, 2020. p.11.-18.

BITENCOURT, Dariane de Castro; REIS, Susana Cristina dos. Integração de dispositivos móveis em aulas de língua portuguesa: uma proposta de gestão pedagógica para uso nas escolas. RENOTE, v.18, n.1, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/105986/57832. Acesso em: 11 mai. 2024.

CRESWELL, John. Research design: qualitative & quantitative approaches. London: Sage Publications, 1994.

DUTRA, Deise Prina.; MARQUES, Ana Lúcia. Iniciando o letramento digital usando corpora nas aulas de inglês de alunos das séries iniciais. The Especialist, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 121–144, 2023. DOI: 10.23925/2318-7115.2023v44i2e61842. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/61842 . Acesso em: 4 set. 2024.

EGBERT, Joy. L.; PETRIE, Gina Mikel. CALL research perspectives. Mahwah, New Jersey e London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2005. 204p.

FONTANA, Marcus Vinícius Liessem; COELHO, Naura Letícia Nascimento. Español en SPOC: a busca de uma solução para o ensino de espanhol para o ENEM em meio a uma pandemia. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 21, n. 2, p. AG6, 2022. DOI: 10.26512/rhla.v21i2.44356. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/44356 . Acesso em: 18 abr. 2024.

JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk. As percepções dos professores da educação básica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 81–90, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121190. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121190 . Acesso em: 24 set. 2024.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

LARRAÑAGA, Caroline Araújo. Recontextualização de multiletramentos em atividades de um curso de formação continuada com design de trilhas online. 2023. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS. 2023 (no prelo).

LEFFA, Vilson José. Aprendizagem de Línguas Mediada por Computador. In: LEFFA, Vilson José (Org.). Pesquisa em Lingüística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.

LEFFA, Vilson José, FIALHO, Vanessa; BEVILÁQUA, André. Firpo.; COSTA, Alan Ricardo (Orgs.). Tecnologias e Ensino de Línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. 1.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%c3%adnguas.pdf . Acesso em 24. set. 2024.

LINHATI, Suzana.; REIS, Susana Cristina dos. Proposta de design de um curso de formação continuada sobre jogos de realidade alternativa para professores de espanhol. The Especialist, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 41–59, 2023. DOI: 10.23925/2318-7115.2023v44i2e62308. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/62308 . Acesso em: 4 set. 2024.

MARCHEZAN, Marileia da Silva; REIS, Susana Cristina dos. LeR Info: uma proposta de material didático digital para o ensino de leitura e produção do gênero multimodal infográfico no Google Classroom. Revista Desenredo,16, n.3, 2020. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11431. Acesso em: 12 jun. 2024.

MARTINS, Cláudia Beatriz Monte Jorge; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 247–255, 2012. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254 . Acesso em: 14 jun. 2024.

NORRIS, John; ORTEGA, Lourdes. Synthesizing research on language learning and teaching. Language Learning and Teaching, v.13. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2006.

REIS, Susana Cristina dos. Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador. 2010. 227 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3964 A cesso em: 12. mai. 2024.

REIS, Susana Cristina dos. Curso English Online 3D no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 415-444, set./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80730. Acesso em: 22 abr. 2023.

REIS, Susana Cristina dos.; GOMES, Adilson Fernandes. Podcasts para o ensino de língua inglesa: análise e prática para o Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, n. 3, p. 367-379, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11. Acesso em: 10 jun. 2024.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

ROBAINA, Natália Lopes. English For Teens: redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes. 2023. p. 119. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

SEGALLA, Juliana Facco. Design para Educação a Distância: Um Mooc para Orientar o Design Gráfico de Materiais Didáticos Digitais. 2023. 133 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

SILVA, Chayene Cristina Santos da; TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Souza. O uso das tecnologias na educação: os desafios frente à pandemia da COVID-19 / The use of technologies in education: the challenges facing the COVID-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n9-452. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16897 . Acesso em: 18 abr. 2024.

SOUZA, F. Hugo Sobral de; SOUZA, Celestina Elba Sobral de; BITU, Vanessa de Carvalho Nilo. O ensino remoto emergencial: os desafios e estigmas vivenciados pelos docentes durante a pandemia da COVID-19. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 13, n. 1, p. e27647, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/27647 . Acesso em: 24 set. 2024.

STREB, Vanessa. Jogos Digitais na Educação Básica: Proposta de Curso– MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos. 2023. 118 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias em Rede) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

VELLAR, Camila Martins. Ensino Remoto na Pandemia: Dificuldades e Aprendizados. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, [S. l.], v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/825 . Acesso em: 24 set. 2024.

VIEIRA JÚNIOR, Ismael Lemes; MELO, José Carlos de. Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais/ Using technologies in education: possibilities and needs nowadays. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 34301–34313, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n4-066. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27591 . Acesso em: 18 apr. 2024.

Publicado

2025-04-11

Cómo citar

Larrañaga, C. A. ., & Reis, S. C. dos. (2025). Formação de professores: uma averiguação sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de línguas. The ESPecialist, 46(1), 130–155. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e68738