El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas
Mots-clés :
Estratégias de leitura, diagrama de caixas, espanhol como língua materna.Résumé
Esta pesquisa longitudinal – inserida na área de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas – tem por objetivo elaborar um instrumento pedagógico de leitura (diagrama de caixas) que possibilite aos alunos hierarquizar as informações de um texto e posteriormente sintetizá-las. A pesquisa baseou-se em um pré-teste, no desenvolvimento de estratégias discursivas e na avaliação do desempenho do instrumento. Os dez sujeitos focais – escolhidos ao acaso – são hispano-falantes e alunos do curso de espanhol como língua materna. Após a utilização do instrumento, os sujeitos, trabalhando em pares, foram capazes de compreender, redigir e verbalizar textos de diferentes tipos, além de desenvolver estratégias de leitura integradas. Os resultados estatísticos demonstraram que há diferenças significativas entre os sujeitos que trabalharam com o Diagrama de Caixas e os que seguiram o sistema tradicional.Téléchargements
Comment citer
S.M, M. E. L., & Enriquez, N. C. (2012). El diagrama de cajas: desarrollo de estrategias integradas. The ESPecialist, 22(2). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9394
Numéro
Rubrique
Papers
Licence
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença