De reflexões sobre a prática profissional à elaboração de oficinas virtuais de redação

Autores

  • Maximina M. Freire

Palavras-chave:

e-mail, redação, gêneros, reflexão sobre a prática profissional

Resumo

Este artigo ilustra como reflexões sobre a prática profissional levaram-me a desenvolver uma abordagem tri-dimensional de ensino/aprendizagem de inglês através de oficinas virtuais de redação. Ele apresenta os resultados de uma pesquisa que realizei anteriormente, a qual fundamenta minha afirmação de que experiência, reflexão, e prática podem oferecer os fundamentos para que a habilidade de redação profissional em inglês possa ser exercitada, interpretada e desenvolvida através de interações virtuais reflexivas, dirigidas à discussão de mensagens eletrônicas veiculadas no ambiente de trabalho. Apresentando como oficinas virtuais de redação profissional podem ser operacionalizadas, este artigo também argumenta que a reflexão sobre textos eletrônicos produzidos em interações de trabalho permite que profissionais interajam não apenas com o idioma estrangeiro de forma inédita, mas também com o seu contínuo experiencial, tendo, portanto, mais oportunidade de perceber as atividades de trabalho como situações potenciais de aprendizagem.

Biografia do Autor

Maximina M. Freire

Maximina M. Freire holds a Ph.D. in Applied Linguistics from the Ontario Institute for Studies in Education of the University of Toronto. Her interests are computer-mediated communication, distance education, reflection upon practice, teacher development, and the teaching of languages for specific purposes. She has been currently teaching at the State University of São Paulo in São José do Rio Preto and at PUC-SP.

Downloads

Como Citar

Freire, M. M. (2012). De reflexões sobre a prática profissional à elaboração de oficinas virtuais de redação. The Especialist, 21(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9424

Edição

Seção

Artigos