Lying under the Mango Tree: Autobiography, Teacher Knowledge and Awareness of Self, Language and Pedagogy

Autores/as

  • João A. Telles

Palabras clave:

auto-narrativa, histórias de vida, conscientização crítica da linguagem, desenvolvimento de professores

Resumen

Este trabalho apresenta a " auto-narrativa " enquanto abordagem qualitativa e autobiográfica ao estudo do conhecimento do professor. Essa abordagem visa a promover um contexto para a conscientização crítica de professores a respeito de suas subjetividades, linguagens e pedagogias. O autor explica os significados e ressalta conexões potenciais entre os principais temas emergentes das histórias acerca de suas experiências pessoais e enquanto professor de línguas. Uma síntese ("composite") das descrições essenciais e interpretações significantes deste "devir" professor e educador de professores é apresentada e, então, relacionada a subjevidade, a linguagem e a pedagogia.

Biografía del autor/a

João A. Telles

João Antonio Telles is Assistant-professor in the Modern Languages Department of São Paulo State University at Assis (UNESP-Assis). He holds a Ph.D. degree in Educational Linguistics from the University of Toronto, OISE, Ontario Institute for Studies in Education, Canada. His areas of interest are Qualitative Inquiry and Teacher Development in which he produces research and video documentaries about teachers' life histories.

Descargas

Cómo citar

Telles, J. A. (2012). Lying under the Mango Tree: Autobiography, Teacher Knowledge and Awareness of Self, Language and Pedagogy. The ESPecialist, 19(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9907

Número

Sección

Papers