Arts-Based Inquiry and Teacher Reflection: a Teacher Institute (LAEL, PUC-SP)
Palabras clave:
desenvolvimento do professor, narrativa, pesquisa baseada em arteResumen
O Programa de Estudos Pós-Graduados em LAEL da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desenvolveu um curso de três semanas sobre "Formação de professor e reflexão" em 1997. Este curso foi fundamentado em princípios específicos da pesquisa qualitativa baseada em arte e do desenvolvimento de professores. As estratégias textuais e alegóricas que foram utilizadas para despertar a conscientização do professor sobre a sua própria prática incluíram: auto-caracterização profissional; consideração de diferentes aspectos do eu-professor; mapeamento do desenvolvimento da carreira de professor (de forma extensiva, usando linhas de tempo e, de forma intensiva, usando river roads e snake trails); além de autobiografia e criação de metáforas. Essas atividades e questionamentos possibilitaram aos participantes a reflexão sobre o tipo de professor que eram, o tipo de professor que queriam se tornar e o tipo de professor que receavam ser como aspectos cruciais de um eu-professor em desenvolvimento. Moldando o desenvolvimento como multiplicação do eu permitiu que cobranças do narcisismo e de inadequação (o crítico interior) fossem satisfeitas. Ao nos olharmos como professores adquirimos, nesse ato, uma segunda visão. Como professores-pesquisadores, obrigamo-nos à autoreflexão, uma vez que ao nos olharmos, nos damos conta da maneira que ensinamos a partir de novos prismas.Descargas
Cómo citar
Diamond, C. T. P. (2012). Arts-Based Inquiry and Teacher Reflection: a Teacher Institute (LAEL, PUC-SP). The ESPecialist, 19(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9908
Número
Sección
Papers
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença