A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras
Palabras clave:
desenvolvimento de professores, conhecimento, linguagem, intervençãoResumen
Este estudo discute o processo de reconstrução do conhecimento de duas professoras de inglês a partir do enfoque no questionamento da pesquisadora das ações instrucionais cotidianas das professoras. O trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla ora em andamento. Inicialmente, o contexto do estudo é apresentado. A seguir, os principais fundamentos teóricos do trabalho, a saber, os papéis da linguagem como mediadora dos processos de aquisição de conhecimento são discutidos: (a) a linguagem como instrumento de reflexão ou de reprodução de significados inquestionados, e (b) a linguagem como o próprio local onde os significados são construídos ou (trans)formados. Em terceiro lugar, os procedimentos metodológicos são apresentados. Finalmente, os efeitos das intervenções da pesquisadora no processo de constituição do conhecimento das professoras são discutidos, ilustrados com exemplos da pesquisa ora em andamento.Descargas
Cómo citar
Castro, S. T. R. de. (2012). A Reconstrução do Conhecimento do Professor de Inglês: Questionando as Ações Rotineiras. The ESPecialist, 19(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9911
Número
Sección
Papers
Licencia
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.
Esta obra está licenciada com uma Licença