A liberdade em cena
reflexões de Hannah Arendt e o papel do Ministério Público
DOI:
https://doi.org/10.23925/2596-3333.v1n1.73368Palabras clave:
Totalitarismo, Pluralidade, Liberdade, Política, Ministério público, Hannah ArendtResumen
Hannah Arendt, filósofa e teórica política alemã, de origem judaica, conhecida por suas análises sobre a condição humana, o totalitarismo e a política, apresenta em suas obras não apenas as definições e a relação entre estes temas, mas também os desafios inerentes à liberdade e à ação política. Os conceitos fundamentais elaborados por Arendt contribuem significativamente para a compreensão ampla e aprofundada do papel imprescindível do Ministério Público brasileiro na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, papel este indubitavelmente destinado a proteger, em âmbito social, a liberdade, a pluralidade e o espaço público como antídoto à instalação de governos totalitários.
Citas
AGUIAR, Odilio Alves; CORREIA, Adriano; MÜLLER, Maria Cristina; ROCHA, Antonio Glauton Varela (org.). Dicionário Hannah Arendt. São Paulo: Almedina Brasil, 2022.
ARENDT, Hannah. Liberdade para ser livre. Tradução e apresentação de Pedro Duarte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ARENDT, Hannah. O que é política? Tradução Reinaldo Guarany. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
BERNSTEIN, Richard J. Por que ler Hannah Arendt hoje? Tradução e apresentação Adriano Correia e Nádia Junqueira Ribeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]; Congresso Nacional Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 29 nov. 2024.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 40. ed. rev. atual. e ampl. Barueri: Atlas, 2024.
PIMENTEL, Isabella Arruda. A corrupção no Brasil e a atuação do Ministério Público. 2014. Dissertação (Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
TELES, Edson. Ação Política em Hannah Arendt. São Paulo: Barcarolla, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Raquel Machado de Souza Thamer, Lia Thamer

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.