Oswald de Andrade e o cinema

Autores

  • Claudia Camardella Rio Doce Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Oswald de Andrade, Literatura e cinema

Resumo

O artigo aborda a relação da escrita de Oswald de Andrade com o cinema, explorando um roteiro cinematográfico e um argumento para filme que o autor publicou na Revista do Brasil entre o final dos anos 30 e o começo dos anos 40. Ambos os textos foram extraídos das anotações para a obra Marco Zero, que permaneceu inconclusa, já que apenas dois dos cinco volumes previstos foram publicados. O trabalho pretende mostrar, com isso, a profunda e duradoura relação de Oswald com o cinema, uma vez que todas as suas narrativas exploram, em maior ou menor medida, a “técnica cinematográfica”, alcançando diferentes efeitos. Esses dois textos para filme a que nos referimos representam, na obra do escritor, o ápice dessa aproximação entre literatura e cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Camardella Rio Doce, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Teoria da Literatura pela mesma universidade (2002). Atualmente é professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Estadual de Londrina. Desde a graduação desenvolve pesquisas em fontes primárias, tendo se especializado nas relações de escritores vanguardistas sul-americanos com o cinema e a cena que lhes era contemporânea através de roteiros, adaptações, argumentos, críticas e ensaios; bem como o impacto da linguagem cinematográfica em suas produções literárias.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Rio Doce, C. C. (2014). Oswald de Andrade e o cinema. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (12), 47–59. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/19171

Edição

Seção

Artigos