Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Autores

  • Antonio Rediver Guizzo UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana - Docente

Palavras-chave:

Literatura, Interculturalidade, Ensino de Português Língua Adicional

Resumo

A Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA) recebe anualmente estudantes de vários países da América Latina para cursar o Ensino Superior. As dificuldades apresentadas pelos discentes, principalmente quanto ao baixo desempenho em atividades de leitura, interpretação e produção textual, revelam uma preocupante situação da educação no continente – os alunos “saem da escola” com um imenso déficit no domínio da competência leitora e escrita. Na rotina acadêmica dos discentes estrangeiros na UNILA, a essa realidade soma-se a dificuldade em aprender um idioma adicional em casos em que a compreensão textual no idioma materno é deficitária. Diante desse cenário, o grupo de pesquisa IPOELEA procura investigar possibilidades didático-pedagógicas que enriqueçam o ensino e aprendizagem de Português e Espanhol. No caso específico desse artigo, objetivou-se desenvolver uma sequência didática, elaborada a partir do gênero “causo”, que amplie as competências de leitura e escrita dos discentes e viabilize um diálogo intercultural no ensino de Português Língua Adicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Rediver Guizzo, UNILA - Universidade da Integração Latino-Americana - Docente

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2003), Pós-Graduação latu sensu pela Faculdade do Iguaçu em Lingua Portuguesa e Literatura (2006), Pós-Graduado em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR (2013), Mestrado em Letras - Área de Concentração: Linguagem e Sociedade; Linha de Pesquisa: Linguagem Literária e Interfaces Sociais - pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, (2009); Doutorado em Letras pela UNIOESTE de Cascavel (2014); Acadêmico do curso de Bacharel em Direito UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon (2011) . Atualmente, atua como professor (dedicação exclusiva) da UNILA.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Guizzo, A. R. (2015). Contando um causo também se aprende a falar: a inserção da literatura no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 140–154. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22445

Edição

Seção

Artigos