Suite vénitienne, de Sophie Calle. Viagem autofotobiográfica com sombras, máscaras e mapas de ilusão.

Autores

  • Biagio D'Angelo Instituto de Artes - Departamento de Artes Visuais - Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Autobiografia, Fotografia, Sophie Calle, Biografema, Hibridismo

Resumo

Suite vénitienne é um relato autofotobiográfico de uma viagem de sua autora, a fotografa francesa Sophie Calle, para Veneza. Nesse documento híbrido, que manuseia a escrita, o diário e as realizações fotográficas, Calle propõe que o leitor seja também observador, mesmo escondido atrás de uma máscara, e perseguidor do outro, porque sempre em busca do reconhecimento da própria sombra. Parece-nos que Sophie Calle possa ser considerada a herdeira conceitual do biografema barthesiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Biagio D'Angelo, Instituto de Artes - Departamento de Artes Visuais - Universidade de Brasília

Biagio D'Angelo, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq), é Professor de Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília. Trabalhou como Professor de Teoria da Literatura e Escrita Criativa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi também Professor de Literatura Comparada em várias universidades internacionais (Hungria, Peru, Bélgica, Rússia). Presidente do Comitê Internacional de Estudos Latino-americanos (2007-2010) da AILC/ICLA (Associação Internacional de Literatura Comparada). Formado em línguas e literaturas orientais, com ênfase na área de arte e cultura russa, pela Universidade de Veneza Ca' Foscari. Entre seus campos de interesse: linguagens e hibridismos na literatura e nas artes visuais; livro-objeto e livro de artista; relações intersemióticas entre palavra e imagem; poesia visual; transtextualidades. Dentro das suas publicações acadêmicas, destacam-se ensaios sobre autores latino-americanos, sobre as relações entre cultura e visualidade, sobre os mitos nas literaturas americanas. Publicou também três livros de poesias. Entre suas publicações mais recentes: Tanatografias. Ensaios para uma poética da obra de António Lobo Antunes (Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014); em coautoria con MELLO, A. M. L. (Org.) ; SOUZA, R. T. (Org.) ; JACOBY, S. (Org.) ; GERBASE, C. (Org.). Literatura e Cinema. Encontros contemporâneos. (Porto Alegre: Dublinense, 2014) ; Tito, meu irmão e eu (Porto Alegre: Edelbra, 2014); em coautoria con Márcia Rios da Silva, Cacau, vozes e orixás na escrita de Jorge Amado. (Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013). O livro "Benjamin. Poema com desenhos e músicas" (São Paulo: Melhoramentos, 2011) ganhou o Premio Jabuti 2012 no âmbito da Literatura Infanto-juvenil e faz parte do Acervo Básico 2012 da FNLIJ (Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil).

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

D’Angelo, B. (2015). Suite vénitienne, de Sophie Calle. Viagem autofotobiográfica com sombras, máscaras e mapas de ilusão. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (14), 195–206. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/22871

Edição

Seção

Ensaios Literários