Às (as) margens do outro: uma leitura de Balança, Trombeta e Battleship, de Mário de Andrade

Autores

  • Ricardo Gaiotto de Moraes Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Conto, Alteridade

Resumo

O objetivo deste estudo é, a partir da leitura de “Balança, Trombeta e Batleship”, conto de Mário de Andrade, publicado postumamente em 1994, analisar como a interação dos personagens entre si e com a paisagem constitui figuração da descoberta do outro. Além disso, quando oportuno, comparar-se-á o conto a outros textos de Mário de Andrade e da literatura brasileira que aparentam certa afinidade com a temática apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Gaiotto de Moraes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professor pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde participa do grupo de pesquisa “Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)”. Licenciado em Letras, mestre e doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na Princeton University – EUA.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

de Moraes, R. G. (2015). Às (as) margens do outro: uma leitura de Balança, Trombeta e Battleship, de Mário de Andrade. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (15), 3–20. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/24449

Edição

Seção

Artigos