Visualidade, voz e pensamento na poesia de Lu Menezes

Autores

  • Paula Glenadel Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Poesia contemporânea, Lu Menezes, Visualidade, Voz, Pensamento

Resumo

Parte da atividade artística contemporânea (provavelmente, a mais interessante), sem excluir o trabalho da crítica e da filosofia mais recente, trata a visualidade e a voz como um enigma. Lu Menezes realiza seu trabalho poético dentro do campo demarcado por esses pressupostos de obscuridade e de incerteza que assombram tanto nossa percepção quanto nossa representação do mundo. Em que pese o desafio de se trabalhar com categorias tão evanescentes, essa indeterminação irredutível com que a poesia contemporânea tem de lidar oferece a ela ricas e complexas possibilidades de reorganização da experiência. O artigo busca explorar o lugar criado por esse trabalho, no qual a problematização da visualidade e da voz move uma dicção simultaneamente amistosa e sofisticada que percebe o mundo de maneira indissociável das articulações textuais que inventa.


* Doutora em Letras Neolatinas. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense – UFF e pesquisadora 1D do CNPq. Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

Glenadel, P. (2016). Visualidade, voz e pensamento na poesia de Lu Menezes. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (16), 150–163. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/26901

Edição

Seção

Artigos