“Amante de selvagem rebelião”: a figuração satânica nas profecias continentais de William Blake

Autores

  • Andrio J. R. dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p272-290

Palavras-chave:

Satanismo, Apocalipse, Revolução, Orc

Resumo

Neste estudo, analiso o desenvolvimento temático da figura satânica de William Blake, a personagem Orc, nos poemas iluminados denominados de “Continental Prophecies”, compostos pelas obras America A Prophecy (1793), Europe A Prophecy (1794) e The Song of Los (1795), este dividido em duas partes, Africa e Asia. Nessas obras, Blake articula temas como apocalipse, energia, imaginação e revolução — em relação à Revolução Francesa e à Americana — e tece críticas ao pensamento político, religioso e artístico do período. Minha discussão é desenvolvida em um constante diálogo entre três instâncias: religiosa, social e artística. Tal concepção é abordada por Peter Schock (2003), tratada como “Matriz Cultural”. Este estudo explora como a arte de Blake dialoga com as revoluções do século XVIII, sobretudo a Francesa e a Americana, discuti suas influências religiosas, políticas e artísticas, além de oferecer uma concepção acerca do ideal satânico de Blake, suas reinterpretações e subversões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrio J. R. dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Andrio J.R. dos Santos é formando em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), possui mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente é doutorando no mesmo programa e instituição. Já atuou nas funções de repórter radiofônico, repórter de jornal impresso e assessor de impressa. Também já exerceu as funções de redator e editor de audiovisuais em agência de publicidade. Trabalhou também como freelancer na área de produção editorial, como revisor e tradutor. Dedica-se ainda a produção artística, tendo um romance e diversos contos publicados.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Santos, A. J. R. dos. (2017). “Amante de selvagem rebelião”: a figuração satânica nas profecias continentais de William Blake. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (19), 272–290. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i19p272-290

Edição

Seção

Ensaios Literários