Ferramentas digitais na análise de "Os anos"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p252-268

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Os anos, Romance autobiográfico, Autoria feminina, Ferramentas digitais

Resumo

O presente artigo buscou esclarecer a relação entre eventos da vida da autora Virginia Woolf com sua ficção, e para tal foram utilizadas ferramentas digitais como forma investigativa. A partir da leitura de textos críticos sobre Woolf, como as introduções a seus livros por Antônio Bivar, biografias sobre a autora e seus próprios textos autobiográficos, percebemos vários pontos de interseção entre a realidade e a ficção em sua literatura. Para a apresentação dos dados expostos, utilizamos principalmente o livro ficcional Os anos em comparação com os escritos autobiográficos em Momentos de vida, e os meios digitais Voyant e Tapeorware Comparator.  A primeira ferramenta foi utilizada para contabilizar a aparição de cada personagem no livro estudado, enquanto a segunda foi escolhida com o intuito de comparar trechos da obra ficcional com a autobiográfica. Através desta investigação foi possível perceber como a literatura de Woolf se baseia em sua vida pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Resende Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras-Inglês/Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), graduanda em Latim na Universidade Federal de Juiz de Fora e mestranda em Estudos Literários na Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora de inglês na Escola Seeds e na Creche Escola Novo Espaço, lecionando para crianças entre 3 e 13 anos. Atualmente pesquisando Virginia Woolf e os elementos autobiográficos em sua obra.

Nicea Helena Nogueira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na Graduação e Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Doutora e Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de São José do Rio Preto, SP. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, PR (UEM). Atuou como Diretora do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da UFJF e como Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFJF. Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras: Literatura Brasileira, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, Literaturas em Língua Inglesa, Tradução e Literatura Brasileira.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Neves, C. R., & Nogueira, N. H. (2018). Ferramentas digitais na análise de "Os anos". FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (20), 252–268. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i20p252-268

Edição

Seção

Ensaios Literários