Da Alteridade e da Identidade: o Caso dos Estudos Anglo-Portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p38-53

Resumo

O presente artigo pretende discutir a noção de alteridade em articulação com a de identidade, defendendo a indissociabilidade de ambas, nomeadamente no respeitante à construção de imagens do Eu e do Outro. Depois de uma perspectiva teórica assente em autores como Lacan, Hall, Bakhtine, Bhabha, Beller & Leerssen, entre muitos outros, o artigo centra-se no caso dos Estudos Anglo-Portugueses, cuja fundamentação teórica se baseia justamente nos dois conceitos referidos – alteridade e identidade –, ou seja, na relação entre o Outro (anglo ou luso) e o Eu (português ou anglo). Mediante a análise de diversos tipos de textos, a tarefa do investigador em Estudos Anglo-Portugueses reside em desconstruir os respectivos discursos e diagnosticar os processos através dos quais se estabelece uma relação inevitável entre alteridade e identidade.

PALAVRAS-CHAVE: Alteridade; identidade; anglo-portugueses; eu/outro; imagologia.

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Biografia do Autor

Gabriela Gândara Terenas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Área de Especialização: Estudos Anglo-Porugueses

Departamento: Línguas, Cuturas e Literaturas Modernas

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Terenas, G. G. (2018). Da Alteridade e da Identidade: o Caso dos Estudos Anglo-Portugueses. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (21), 38–53. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21p38-53

Edição

Seção

Artigos