Alteridade e Estudos Comparados

Autores

  • Revista Fronteiraz

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21vm1

Palavras-chave:

Literatura comparada, alteridade, memória

Resumo

 

 

Nessa entrevista, as professoras e pesquisadoras da Universidade Aberta de Portugal Maria do Rosário Leitão Lupi Bello e Paula Mendes Coelho conversam sobre a importância do conceito de alteridade no âmbito dos estudos comparados. As complexas relações entre identidade e alteridade, memória e identidade, fazer histórico e prática são discutidas a partir da perspectiva dos estudos comparados e da bela metáfora do comparatista como um viajante.

Maria do Rosário Leitão Lupi Bello é doutora em Estudos Literários (relação entre Literatura e Cinema) e exerce desde 1989 as funções de docente na Universidade Aberta de Portugal, no âmbito da Teoria da Literatura, da Literatura Portuguesa e do Cinema Português.

Paula Mendes Coelho é professora Auxiliar no Departamento de Humanidades da Universidade Aberta de Portugal. Comparatista de formação, é investigadora integrada do Centro de Estudos Comparatistas e colaboradora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Vídeos:

Gravação: Uab - Portugal

Edição: Ana Paula Rodrigues da Silva, Thiago Fonseca (TV-PUC)

Música: PIPA estúdio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Fronteiraz, R. (2018). Alteridade e Estudos Comparados. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (21). https://doi.org/10.23925/1983-4373.2018i21vm1

Edição

Seção

Entrevista