Representações da dobra no design gráfico de livros ilustrados para infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p72-86

Palavras-chave:

Design, Design gráfico, Literatura para infância, Livros ilustrados, Dobra

Resumo

Desde a invenção do códice em Roma, a dobra faz parte constituinte da materialidade do livro, adquirindo variados usos e funções em diferentes culturas. Na realidade mais recente, os projetos de design gráfico vêm buscando explorar esse elemento para além de sua função de articulação das páginas. Propõe-se apresentar um breve painel sobre a representatividade da dobra no design de livros ilustrados de literatura para infância como um recurso capaz de enriquecer de novos significados a sua linguagem gráfica. Da articulação entre referenciais teóricos de design, literatura e estudos sobre a trajetória do livro – Linden, Melot, Salisbury e Styles, Febvre e Martin – e uma seleção de obras publicadas no Brasil, busca-se enfatizar a importância da dobra no processo de diferenciação do design desses livros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Cavalcante de Almeida, Universidade Anhembi Morumbi

Doutoranda em Design do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadora em design gráfico de literatura para infância. Publicou Literatura em Alagoas (2011), participou da coletânea Os retornos da Utopia: histórias, imagens, experiências (2015) e organizou A vez e a voz da literatura infantil (2016).

 

Gisela Belluzzo de Campos, Anhembi Morumbi

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com Pós-Doutorado em Design Gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Designer, Artista Visual, Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisa na linha Design: Meios Interativos e Emergentes temas de linguagem gráfica, design e arte contemporânea. Publicou vários artigos em periódicos da área de design e co-organizou com María Ledesma, o livro Novas fronteiras do design gráfico(2011). 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

de Almeida, S. C., & de Campos, G. B. (2020). Representações da dobra no design gráfico de livros ilustrados para infância. FronteiraZ. Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Literatura E Crítica Literária, (24), 72–86. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2020i24p72-86