EUCANAÃ FERRAZ

Autores/as

  • Eucanaã Ferraz

Resumen

Vídeo:
Gravação: TV-PUC
Edição: Ana Paula Carvalho de Jesus, Ana Paula Rodrigues da Silva, Kelly Cristina Marques, Sandro Roberto Maio, TV-PUC

1. Do grande hotel do porto (gaivotas)

2. O não

3. Setembro

Biografía del autor/a

Eucanaã Ferraz

Eucanaã Ferraz nasceu no Rio de Janeiro em 1961. Poeta, ensaísta e professor, conclui, em 1994, o mestrado em letras na mesma universidade, com uma dissertação sobre Carlos Drummond de Andrade (Drummond: um poeta na cidade). Doutora-se, também pela UFRJ, com tese sobre João Cabral de Melo Neto (Máquina de comover - a poesia de João Cabral de Melo Neto e suas relações com a arquitetura), em 2000.
Professor de literatura brasileira na  UFRJ e pesquisador da poesia portuguesa contemporânea, é membro da Cátedra Jorge de Sena para estudos literários Luso-AfroBrasileiros, ligada à UFRJ e à Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal, por meio da qual recebe apoio para o desenvolvimento de estudos e divulgação da poesia dos países lusófonos. 
Sua obra de estréia individual é Livro Primeiro, conjunto de poemas lançados em 1990. Publica Martelo, em 1997 e, no ano seguinte, integra a antologia de geração Esses Poetas - Uma Antologia dos Anos 90, organizada pela pesquisadora Heloísa Buarque de Hollanda. Participa da 1ª Bienal Internacional de Poesia de Faro, em Portugal, e então lança seu livro Desassombro, inicialmente nesse país. Em 2007 lança Rua do Mundo, livro de poemas mais recente. 
Em 2003, organiza o livro Letra Só, uma seleção de letras das canções de Caetano Veloso, e, para a coleção da editora Nova Aguilar, a edição de  Poesia Completa e Prosa de  Vinicius de Moraes. Publica o livro  Vinicius de Moraes, no ano seguinte. Dois anos  depois, organiza também O Mundo Não É Chato, uma compilação de artigos e ensaios de  Caetano Veloso. Colabora como resenhista no Jornal do Brasil.

Cómo citar

Ferraz, E. (2012). EUCANAÃ FERRAZ. FronteiraZ. Revista Del Programa De Estudios Posgrado En Literatura Y Crítica Literaria, (5). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz/article/view/12365

Número

Sección

Territórios Contemporâneos