“Túmulo, túmulo, túmulo”, de Mário de Andrade e os jogos de identidades

Authors

  • Fernando de Moraes Gebra Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p209-227

Keywords:

Mário de Andrade, Enunciação, Identidades, Homoerotismo, Implícitos.

Abstract

Como intelectual preocupado com as questões sociais do seu tempo, Mário de Andrade (1893-1945) escreveu um conjunto de narrativas intitulado Os contos de Belazarte. Nesses contos, o autor não somente apresenta atitudes de experimentos com a linguagem, como também salienta uma postura ideológica ao enfatizar a descrição dos bairros operários de São Paulo e ao denunciar, por meio do discurso do narrador Belazarte, o imobilismo, o desenraizamento, a inercia e a apatia das personagens “sem letras nem cidade”. A escolha do conto “Túmulo, túmulo, túmulo” como corpus de análise permite um estudo das identidades das personagens Belazarte e Ellis, que se constroem na tensão entre o socialmente aceito e o conteúdo recalcado do desejo. Ao contrário dos outros contos, Belazarte mistura-se à matéria narrada, em jogos discursivos entre dizer e não dizer, saber e não saber, implícito e explícito. Dessa forma, o presente trabalho centra-se nas estratégias discursivas e nos efeitos de sentido gerados no conto, relativos ao desejo homoerótico reprimido.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Fernando de Moraes Gebra, Universidade Federal da Fronteira Sul

Colegiado de Letras, área de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa; Colegiado do Mestrado em Estudos Linguísticos, área de Práticas Discursivas e Subjetividades.

Published

2017-07-06

How to Cite

Gebra, F. de M. (2017). “Túmulo, túmulo, túmulo”, de Mário de Andrade e os jogos de identidades. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (18), 209–227. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p209-227

Issue

Section

Literary Essays