Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital

Authors

  • Vinicius Carvalho Pereira UFMT
  • Cristiano Maciel UFMT

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p60-77

Keywords:

Twitteratura, Smartphones, Letramento literário, Letramento digital

Abstract

As práticas de letramento literário da escola brasileira voltam-se majoritariamente para textos em suporte impresso, embora parte significativa da produção literária contemporânea em língua portuguesa venha sendo feita em suporte eletrônico ou digital. Tal disjunção se deve, entre outros fatores, à predominância de obras canônicas no currículo escolar, à natureza impressa do livro didático e a um entendimento restrito do que seja o texto literário. Por outro lado, assistimos ao uso crescente de aparelhos celulares e smartphones em sala de aula, raramente articulado ao processo de ensino-aprendizagem, ainda que esses dispositivos possam integrar práticas de letramento literário na esfera digital. No presente artigo, discutem-se questões teórico-metodológicas acerca do uso, em sala de aula, de celulares e smartphones para o trabalho com um gênero literário emergente: a Twitteratura. Da página à tela, do ponto ao pixel, novos entendimentos do literário podem ser introduzidos no currículo escolar, propiciando uma compreensão mais ampla sobre as relações sobredeterminantes entre linguagem, sociedade e tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Vinicius Carvalho Pereira, UFMT

Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Cuiabá – MT – Brasil

Cristiano Maciel, UFMT

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense – UFF – Professor do Instituto de Computação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Cuiabá – MT – Brasil

Published

2017-07-06

How to Cite

Carvalho Pereira, V., & Maciel, C. (2017). Twitteratura: aproximando letramento literário e letramento digital. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (18), 60–77. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2017i18p60-77

Issue

Section

Articles