Relações de “identidade” no conto “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo

Authors

  • André Natã Mello Botton Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p55-72

Keywords:

Identidade, Conceição Evaristo, Literatura Periférica.

Abstract

Conceição Evaristo, em seus textos, traz à tona a realidade sobre a favela, a importância da mulher em sua formação e retoma vários aspectos da cultura popular brasileira. Nesse sentido, o trabalho objetiva analisar a narrativa Ana Davenga, presente no livro de contos Olhos d’água, de Conceição Evaristo, e relacionar as características dos personagens com a teoria sobre identidade, de autores como Stuart Hall, Eric Landowski e Patrick Chareaudeau. Ao conceituar “identidade” segundo esses autores, será possível encontrar no texto literário particularidades que permitem desenhar identidade(s) relativa(s) aos personagens. De cunho bibliográfico, o presente artigo pretende refletir, principalmente, sobre a identidade de Ana Davenga – com base nos teóricos citados – que é construída a partir de seu encontro com Davenga, um assaltante por quem Ana se apaixona. Ao trazer Ana Davenga à literatura, Conceição Evaristo, com toda a sua poética, representa muitas outras Anas presentes nas periferias do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

André Natã Mello Botton, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em Letras, na área de Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul (PUCRS). Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Maria Mater Ecclesiae (2012) e graduação em Letras -
Português e Inglês pela Universidade Feevale (2016). Atualmente é bolsista da Pontifícia Universidade Católica
do Rio Grande do Sul, professor da Escola Cenáculo e professor - INSTITUICAO EDUCACIONAL SAO JUDAS
TADEU. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos
seguintes temas: literatura, alteridade, literatura brasileira, violência e cinema.

Published

2019-07-04

How to Cite

Mello Botton, A. N. (2019). Relações de “identidade” no conto “Ana Davenga”, de Conceição Evaristo. FronteiraZ. Journal of the Postgraduate Studies in Literature and Literary Criticism Program, (22), 55–72. https://doi.org/10.23925/1983-4373.2019i22p55-72